Na era dos streamings, bastam alguns cliques ou toques na tela do celular para encontrar seu filme, música ou série preferida, mas para os amantes de mídias antigas isso não é suficiente. Levantamento da OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país, identificou uma tendência nostálgica dos consumidores no primeiro trimestre deste ano.
Os dados da plataforma mostram que a procura por itens vintage relacionados a áudio e vídeo cresceram significativamente. Na lista, fita cassete foi o produto mais procurado, com crescimento de 171% no período em relação ao primeiro trimestre de 2020. Aparelhos de som e vídeo ficaram em segundo lugar (117%) seguidos por CDs (68%). Os consumidores também mostraram interesse por DVDs (52%) e Toca Discos (40%).
“O interesse por itens que foram sucesso em décadas passadas não é de hoje, vemos isso na moda, na decoração e na tecnologia, por exemplo. Na pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa e com menos opções de lazer, esse comportamento tende a ficar mais evidente. Nesse sentido, os equipamentos vintage podem ser uma redescoberta para diversos consumidores, inclusive os mais jovens, que não viveram a experiência de utilizar determinado produto. Como alguns equipamentos podem estar fora de linha, o mercado de seminovos e usados conecta quem quer vender com quem quer comprar, e o item ganha sobrevida”, explica Andries Oudshoorn, CEO da OLX Brasil.