A sondagem mostra, ainda, que 74% dos entrevistados usam os aplicativos do Facebook para descobrir produtos e marcas; 77% vão preferir usar o celular para fazer suas compras este ano, contra 53% em 2020
Uma pesquisa encomendada pelo Facebook IQ à Offerwise no Brasil aponta para um crescimento de 29% no número de pessoas que pretendem realizar alguma compra durante a próxima Black Friday, em comparação com o ano passado. A sondagem mostra ainda que 74% dos entrevistados usam os aplicativos do Facebook para descobrir novos produtos e marcas – e mais de 60% afirmaram que suas compras foram inspiradas por comentários que leram no Facebook e Instagram.
Se a compra online já era uma tendência em alta, este é um hábito que se consolidou do ano passado para cá. No Brasil, 77% das pessoas entrevistadas disseram que o celular deve ser o principal canal de compra em 2021, contra 53% no ano passado. E se em 2020 57% apontaram as lojas físicas como a melhor forma para fazer suas compras na Black Friday, este ano o número caiu para 41%. No entanto, as lojas físicas ainda têm um papel relevante, reforçando a importância de uma estratégia multicanal: 70% dos entrevistados querem a opção de comprar online e retirar nas lojas, para receber o produto com mais agilidade.
“A Black Friday será marcada pela predominância do uso dos smartphones – não apenas na hora da compra, mas em toda a jornada do consumidor, desde a descoberta de produtos até a conversão”, comenta o Diretor Geral do Facebook no Brasil, Conrado Leister. “Com esta mudança de comportamento, acelerada pela pandemia, ajudar as pessoas a encontrarem marcas e produtos relevantes e a ter uma boa experiência na interação serão fatores essenciais para o sucesso da estratégia de marketing das empresas”, explica o executivo.
Uma evidência dessa tendência é que 89% das pessoas entrevistadas afirmaram que anúncios vistos no Facebook as ajudaram a comprar o que queriam na Black Friday de 2020.
A pesquisa também reforça a importância de uma boa estratégia de direcionamento das campanhas, já que 80% dos entrevistados destacam que gostariam de receber ofertas personalizadas para compras durante a Black Friday.
E as oportunidades estão disponíveis para todas as empresas: 79% das pessoas disseram que estarão dispostas a comprar de novas marcas, caso tenham ofertas interessantes, e 50% disseram que darão preferência para comprar de pequenas e médias empresas e comércios locais, uma tendência observada na Black Friday anterior e ao longo do primeiro ano da pandemia.
Cresce demanda por streaming de vídeo e cursos
Embora muitas vezes a Black Friday seja associada com a compra de eletroeletrônicos, a pesquisa do Facebook IQ mostra que há oportunidades para diversos setores. Os brasileiros querem comprar:
• Roupas e acessórios (45%)
• Eletrônicos (44%)
• Celulares (41%) e informática (40%)
Os itens decisivos para a compra são frete grátis (54%), preço do produto (51%) e qualidade do produto (48%). Já para serviços, os destaques estão para streaming de vídeo (27%), curso de idiomas (23%) e cursos de capacitação profissional (21%).
O Facebook está preparando uma série de eventos até a Black Friday, para que os anunciantes aprimorem suas estratégias online, facilitando o “match” entre potenciais clientes e os produtos por meio das soluções da empresa. Para acompanhar as datas e se inscrever, basta acessar: https://www.facebook.com/business/webinars
Fonte: “Seasonal Insights” Black Friday, Brasil. Estudo encomendado pelo Facebook IQ e realizado pela Offerwise, com 400 brasileiros usuários de internet e maiores de 16 anos em Julho de 2021.