Estudo Nielsen e smartclip aponta que publicidade em TV Conectada só perde em atenção para celular

Estudo Nielsen e smartclip aponta que publicidade em TV Conectada só perde em atenção para celular

Estudo realizado pela Nielsen, empresa global de dados e análises da indústria de mídia, em parceria com a smartclip, companhia global especializada na distribuição de publicidade em vídeo multitelas, mostrou que TV Conectada é o segundo device no qual as pessoas mais prestam atenção nos anúncios, perdendo apenas para os smartphones.

Com a população mais conectada no ambiente online, diante dos desafios da pandemia da Covid-19, a TV Conectada também se tornou fonte de atenção. De acordo com o levantamento, 80% dos respondentes declararam que assistem seus aparelhos todos os dias e a grande maioria declarou crescimento no consumo do conteúdo durante a pandemia. A principal faixa de horário para assistir é das 18h às 22h.

Este é o terceiro estudo realizado pela Nielsen e smartclip sobre hábitos dos brasileiros em torno da TV Conectada. Esta segunda fase, feita entre 9 e 13 de agosto, apontou que 85% dos respondentes disseram ter o aparelho em casa, bem acima em relação à 2015, quando a penetração era de apenas 32%.

“A TV Conectada é uma realidade em todas as classes. A atratividade vem da possibilidade e da facilidade de se assistir qualquer tipo de conteúdo quando quiser na hora que quiser”, afirmou a líder de Media Measurement da Nielsen, Sabrina Balhes. “Além de tudo, é um formato que abre muitas possibilidades para as marcas. Com os olhos grudados na tela, a pessoa presta atenção na publicidade mais do que todos os outros meios de comunicação, à exceção do celular”, acrescentou.

Tanto é que 58% dos entrevistados disseram que escaneiam os QR Codes que aparecem na TV e 81% já utilizaram, ao menos uma vez, o código para realizar compras. “Dentro desse universo crescente dos QR Codes em campanhas, a smartclip desenvolveu um modelo próprio de aplicação desse tipo de código com métricas de ativação, estimulando a experiência cross device, disponível desde abril deste ano. Com isso, conseguimos entregar mais resultados para as marcas e parceiros”, ressalta Lilian Prado, Managing Director da smartclip Brasil.

Outro exemplo da força do marketing nesta tecnologia é um recorte sobre publicidade de produtos de higiene e beleza. De acordo com o estudo, 85% responderam que lembram de ter visto algum anúncio publicitário sobre produtos desta categoria em algum meio de comunicação. Desses, 86% afirmaram ter visto esta propaganda justamente enquanto assistia sua TV Conectada.

Um exemplo de campanha deste segmento é a veiculação pela smartclip da primeira campanha da OMO (Unilever) exclusiva para o ambiente de TV Conectada. “Essa solução está alinhada com o posicionamento da empresa em oferecer o melhor em inovação aos consumidores e construir uma relação próxima a eles, acompanhando as transformações dos meios consumidos, como é o caso da TV Conectada”, declara Mariana Gonçalo, Gerente Sênior de Marketing da Unilever.

A campanha atrelada à pesquisa comprova a eficácia de uma ação exclusiva para a plataforma, Victor Aloi, Diretor Digital da agência Initiative/Mediabrands, comenta que “é a primeira vez que realizamos uma ação exclusiva em CTV. A campanha e a pesquisa são muito importantes para entendermos com mais profundidade a performance desse novo device”.

Os resultados serão apresentados em Webinar nesta quinta-feira (19) às 10h. Haverá ainda apresentações da managing director da Smartclip Brasil, Lilian Prado, da gerente de Mídia e líder de Inovação da Unilever Maria Fernanda Paba e do diretor Digital da Initiative/Mediabrands, Victor Aloi, além de Sabrina Balhes, líder de Media Measurement da Nielsen.

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