O universo de startups tem crescido mais a cada ano, e um dos segmentos que tem ganhado mais nomes é o de Fintechs. Segundo dados do FinTech Report 2020, do DISTRITO, existem hoje 742 startups financeiras no Brasil: um aumento de 34% em relação a 2019. Esse universo tem despertado o interesse de muitos brasileiros, e o crescimento da procura pelo termo ‘open finance’ cresceu mais de 3800% de março de 2020 a março deste ano. Esse movimento de abertura faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas de dados abertos destinadas a capacitar consumidores e pequenas empresas a acessar, alterar e se beneficiar dos dados mantidos sobre eles por governos e instituições.
Com o aumento de buscas significativas sobre o universo de Fintech, a Semrush, plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, realizou um levantamento para entender o que os brasileiros têm pesquisado sobre este universo. O segundo lugar é curiosamente um termo em inglês ‘growth hacking’ que significa encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso e crescimento (growth) da empresa, que obteve um crescimento de mais de 1017% de buscas no período analisado. Seguido por ‘open banking’, que somou o crescimento de mais de 810%.
O termo mais buscado em quarto lugar foi ‘growth capital’, que acumulou 600% de aumento em suas buscas. Seguido de perto por ‘Corporate Venture Capital’, que significa o investimento de empresas, geralmente de grande porte, em negócios early stage,, com um aumento de mais de 330% no período analisado.
Além destes números, uma análise foi realizada para identificar o volume médio de pesquisas em ferramentas no período de março de 2020 a abril de 2021:
O primeiro colocado do ranking, com 939 mil pesquisas feitas ao longo do período, foi “bitcoin”. Que é um dos tipos de moeda digital (criptomoeda) que pode pode ser usada para pagamento, e é utilizada em diversas transações, além de ser controlada por uma rede peer-to-peer (de pessoa para pessoa), sem depender de bancos centrais oficiais, mas com a segurança da tecnologia Blockchain.
Em segundo lugar, os brasileiros mais pesquisaram pela palavra “investimento”, com mais de 79 mil buscas. “Blockchain” é a terceira palavra mais pesquisada, contabilizando 64,1 mil. O quarto lugar ficou para IPO, com mais de 38 mil buscas no período, seguido do termo Fintech que somou mais de 34 mil. API e Finanças ocupam o sexto e o sétimo lugares, com respectivamente mais de 32 mil e mais de 28 mil. Os termos: Growth Hacking, Open Banking e Joint Ventures também compõem o ranking.
Confira as dez palavras mais pesquisadas de acordo com o ranking da Semrush:
1) Bitcoin – 939.077
2) Investimento – 79.538
3) Blockchain – 64.192
4) IPO – 38.977
5) Fintech – 34.346
6) API – 32.623
7) Finanças – 28.108
8) Growth hacking – 26.392
9) Open Banking – 25.869
10) Joint Venture – 17.254
*buscas mensais em média entre Março de 20210 e Março de 2021 no Brasil
“A descentralização das finanças e as oportunidades que o mercado financeiro tem criado para dar mais poder aos seus usuários fez com que o interesse por entender um pouco mais sobre esse assunto aumentasse significativamente. Os brasileiros estão buscando fontes confiáveis de informações para poder entender esse movimento de mercado e começarem a fazer parte dessa onda de novidades. Por isso, torna-se imprescindível montar uma estratégia SEO bem definida, que tenha boa performance no Google para que seu conteúdo seja um dos primeiros no a serem mostrado nas pesquisas online, gerando mais tráfego e mais credibilidade ao seu site”, finaliza Fernando Angulo Fernando Angulo, Head of Communications da Semrush.