Em março de 2020, diante dos desafios e limitações da presença física impostas pela pandemia do Covid-19, o mercado de eventos se viu obrigado a se reinventar. Foi nesse momento que os encontros virtuais se tornaram parte da rotina e a solução para manter o setor aquecido. Segundo um levantamento da Even3 – startup que simplifica a organização de ativações online, com mais de 34 mil eventos realizados na sua plataforma, nos últimos 12 meses, o número de ativações cresceu cerca de 300%, com o Youtube liderando a preferência entre as plataformas de streaming.
A Even3, que fazia uma média de 2 mil eventos por mês, viu esse número triplicar desde março do ano passado, chegando a ter 6 mil ativações a cada 30 dias. O estudo ainda identificou uma variação no ticket médio, com valor médio cobrado entre R﹩ 30 e R﹩ 70, além dos dias da semana preferidos pelo público, entre segunda e quarta-feira.
“Nosso objetivo foi conseguir avaliar tendências e o comportamento desse mercado que está em crescimento e tende a continuar evoluindo, já que a migração do presencial para o virtual deu tão certo durante o último ano. Além disso, avaliamos padrões que nos permitem orientar os nossos clientes sobre como fazer um evento online de sucesso”, conta Leandro Reinaux, CEO da Even3.
O YouTube é a plataforma preferida para as transmissões
Segundo dados da Even3, o Youtube saiu na frente, sendo a ferramenta mais utilizada para transmissão, mencionada por 32% dos participantes da pesquisa. As outras plataformas como Google Meet, Zoom e Microsoft Teams ainda estão ganhando espaço no mercado e possuem 29%, 6,6% e 3,3%, respectivamente. Dessas transmissões, o formato mais assistido foram as videoconferências, com 43,5%, seguido das lives, que tiveram uma aceitação de 33,5% e as transmissões gravadas com 23%.
Redução de custos operacionais e preços de ingressos competitivos
O formato online permite a redução de custos, como aluguel de espaço, limpeza e segurança e iluminação, o que acaba refletindo no valor cobrado na inscrição no evento.
Tanto no presencial (39% dos eventos) quanto no digital (37% dos eventos), o principal valor cobrado pelos organizadores ficou entre R﹩30 e R﹩70. Desses, 28% dos eventos cobraram entre R﹩11,00 e R﹩30,00 16% até R﹩10,00 16% entre R﹩101 e R﹩300.
Dias da semana preferidos pelo público
A empresa também concluiu que 40% do público prefere participar de eventos de segunda à quarta-feira, seguindo o mesmo costume dos presenciais. Na sexta, a presença dos participantes já cai consideravelmente, e, aos finais de semana, a ocorrência cai para 8,8% no sábado e apenas 1,7% no domingo, sendo este o pior dia. Por fim, foi considerado que o melhor horário fica entre 18h e 20h, sendo o horário das 19h o mais escolhido, com 29% do público.