Em um estudo divulgado pela Emplifi, marca focada em customer care (care), que une Socialbakers e Astute, foi revelado que, no último trimestre de 2021, as postagens no Instagram obtiveram maior engajamento do que as publicações no Facebook.
No Brasil, em termos de audiência, o Instagram também mantém vantagem sobre o Facebook, uma vez que, quando se trata de tamanho de público, em nível nacional, o número médio de seguidores de contas de marca no Instagram é maior do que no Facebook. De acordo com os dados do estudo, ainda que o volume de atividades em ambas as plataformas seja bem semelhante, a taxa de engajamento do Instagram é bem superior à do Facebook.
No quarto trimestre de 2021, mundialmente, as marcas obtiveram aproximadamente 5,3 interações por 1.000 impressões para uma postagem no Facebook, uma queda de 19% em comparação ao quarto trimestre de 2020. Enquanto isso, as postagens do Instagram receberam cerca de 35 interações a cada 1.000 impressões, números semelhantes ao mesmo período no ano anterior.
Taxa de engajamento no Facebook
No Facebook, as contas de marcas brasileiras registraram uma taxa de 13,3% no número total de interações em publicações feitas na plataforma. Mas o grande destaque do último trimestre de 2021 foi o setor do varejo, que conquistou 22% do total de interações. Confira o ranking nacional completo abaixo:
Varejo – 22,4%
Ecommerce – 13,3%
Serviços – 9,5%
Moda – 7,4%
Alimentos – 5,9%
Automóveis – 5,4%
Finanças – 5,2%
Industrial – 5%
Outros – 25,7%
Taxa de engajamento no Instagram
No Instagram, o setor do e-commerce é o que obteve uma maior taxa de engajamento, com 41,5% do total de interações em contas de marca na rede. O varejo aparece em segundo lugar com 14,3% das postagens e marcas de moda fecham o pódio com 13,9% das interações na rede.. Confira a colocação nacional completa abaixo:
E-commerce – 41,5%
Varejo – 14,3%
Moda – 13,9%
Serviços – 7,1%
Beleza – 7%
Finanças – 2,2%
Eletrônicos – 2%
Alimentos – 1,6%
Outros – 10,4%