Grupo Wine investe R$ 15 milhões no lançamento da sua primeira linha de vinhos autoral

Foto: Izabelly Custódio e Rhafaela Lima, Wine 

O Grupo Wine, o grupo #1 de vinhos do Brasil, anuncia o lançamento da sua primeira linha de vinhos autoral, a Metropolitano. Composta por quatro rótulos produzidos em terroirs chilenos, esta é a primeira linha de vinhos totalmente desenvolvida pela empresa, desde a concepção, passando pelo envase até a importação e venda ao consumidor final. A novidade é resultado de um projeto inédito que prioriza os hábitos de consumo dos apaixonados por vinho, além de dados sobre vendas e avaliações de clientes para oferecer vinhos 100% adequados ao paladar brasileiro. O Grupo Wine investiu cerca de R$15 milhões no lançamento da linha.

“Geralmente, o mercado de vinhos opera segundo a perspectiva das vinícolas, a partir da avaliação dos produtores e da inspiração dos enólogos com base nas uvas que tiveram melhor adaptação do ano. Ou seja, representam a expressão dos terroirs e dos produtores”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine.  “Ao decidirmos lançar a nossa primeira linha de vinhos autoral da Wine, optamos por reverter essa lógica, colocando a experiência do cliente em primeiro lugar”, completa.

A elaboração dos rótulos da linha Metropolitano nasce na contramão da lógica do mercado graças a proximidade da Wine com seus clientes, por canais como o clube de assinaturas, vendas através do aplicativo da marca, e-commerce, lojas físicas e atuação B2B. Ao longo dos anos, a equipe de Winehunters (como são chamados os especialistas da Wine que viajam os quatro cantos do mundo em busca dos melhores vinhos) já catalogou mais de 7 mil rótulos de vinhos, além de ter acumulado mais de 800 mil avaliações de consumidores.

Os vinhos

O time de Winehunters selecionou as uvas e as regiões chilenas ideais para desenvolver vinhos com as principais características apreciadas pelo público brasileiro. Os quatro rótulos que compõem a linha Metropolitano foram elaborados com as uvas mais consumidas pelos brasileiros: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Carménère e um Red Blend que une duas variedades de uvas tintas (52% Cabernet Sauvignon e 48% Carménère).

Os rótulos Cabernet Sauvignon e Carménère, assim como o blend, foram feitos com uvas cultivadas no Vale do Rapel, entre as cordilheiras, uma região mais quente que favorece o amadurecimento de ambas. Já o Chardonnay foi produzido com uvas cultivadas no Vale de Cachapoal Andes, uma região mais fria, com grande amplitude térmica, favorecendo o desenvolvimento de aromas e sabores, além de preservar a acidez natural das uvas. Os rótulos tintos passam por um breve amadurecimento de três meses de carvalho francês e o vinho branco da linha por breve passagem por carvalho francês, resultando em vinhos com boa intensidade aromática, frescor e taninos macios.

Uma das preocupações para a elaboração do projeto foi o valor final dos rótulos.  Os vinhos vão custar R$34,90 para o público geral. “Metropolitano é uma linha de entrada, com vinhos jovens, que celebram o encontro entre o campo e a cidade, e propõem um período de descontração depois de um dia agitado na metrópole. A ideia é oferecer rótulos elegantes e de qualidade,  que apresentem uma excelente relação custo-benefício para os brasileiros apaixonados por vinhos. De acordo com o que já conhecemos sobre o consumidor de vinhos no Brasil, considerar este tíquete médio para não pesar no bolso do consumidor foi bastante importante e uma das nossas prioridades”, diz Garfinkel.

Outra estratégia relevante para conhecer os hábitos de consumo de vinhos no Brasil se deu por meio do Clube Wine, o clube de assinaturas de vinhos da empresa, conhecido por ser o maior do mundo e que já soma 432 mil assinantes no Brasil e no México. Além de democratizar a informação sobre a cultura do vinho, este canal de vendas incentiva os assinantes a avaliarem os rótulos que recebem em casa para que ganhem cashback. “Além disso, também conta ao nosso favor o fato de termos uma equipe própria de atendimento, que não é terceirizada, nos aproximando ainda mais dos nossos clientes e sócios”, diz o executivo.

Os vinhos chegam do Chile no Brasil por terra e ficam armazenados no CD do Grupo Wine localizado no Espírito Santo, na cidade de Serra, com fácil distribuição para todo o território nacional. A linha Metropolitano já está à venda no e-commerce da Wine e também nas 17 lojas físicas que a marca possui espalhadas pelo Brasil. Em breve, a nova linha também estará disponível para o segmento B2B, com venda para hotéis, restaurantes, adegas e supermercados, através da unidade de negócio Bodegas Grupo Wine. “O lançamento da Metropolitano é uma das nossas grandes apostas para 2024 e pretendemos torná-la campeã de vendas em volume de mercado. A primeira leva de importação com os rótulos da linha trouxe 170 mil garrafas para o Brasil, em dois lotes. A capacidade produtiva da linha é de aproximadamente 1,2 milhão de garrafas no primeiro ano de operação, mas a projeção da nova marca vai além disso”, diz Garfinkel.

Vinhos chilenos 

A escolha da Wine por vinhos com origem chilena para a linha Metropolitano se deu tanto pelo histórico de relacionamento de negócios entre a Wine e as vinícolas da região, quanto pela preferência dos brasileiros pelos vinhos do Chile. De acordo com a Ideal Consulting, 43% das vendas de vinhos importados do mercado brasileiro são vinhos chilenos, o que demonstra um excelente custo-benefício para o consumidor nacional.

“Em todas as unidades de negócio do Grupo Wine, temos mais de 25 parceiros chilenos. Além disso, o Chile é um país cuja extensão de latitude fornece uma boa diversidade de terroirs, que consistem em diferentes estilos de solos, clima e vegetação. É um grande laboratório de vinhos na América Latina”, diz o VP Corporativo do Grupo Wine.