Criar vínculo com o consumidor e gerar engajamento contínuo são os maiores desafios para as marcas
O termo marketing de defensores não é tão difundido no mercado, mas se refere a uma estratégia de usar consumidores reais para promover seus produtos e serviços. A importância desse grupo para um negócio é simples: ter o cliente como um aliado, mantendo distância de reviews negativos e criando verdadeiros promotores de sua empresa, que participam e interagem ativamente em seus canais de comunicação – o que atualmente faz toda diferença no universo on-line. “Na era do cancelamento, como a que vivemos, ter o público ao lado da marca é uma excelente oportunidade de se destacar entre os concorrentes. O momento é de construir relações maduras e confiáveis e o caminho é tornar os consumidores verdadeiros embaixadores da marca”, explica Joel Amorim, diretor da The Insiders, plataforma que conecta marcas a pessoas reais.
Nessa estratégia, a experiência de compra, somado aos valores da empresa e um produto de boa qualidade, faz com que as pessoas compartilhem suas vivências e impressões com um grupo de amigos, promovendo uma identificação com o negócio e uma relação mais próxima com a empresa, tornando-se, assim, verdadeiros advogados da marca. “O objetivo deste modelo de marketing é ter os próprios consumidores como alavanca do negócio, já que o entendimento é: se são eles quem consomem, são eles quem devem transmitir suas impressões reais. É um marketing, portanto, genuinamente autêntico”, complementa o diretor.
O grande desafio atual é manter os consumidores satisfeitos e engajados já que, com tanta novidade e dinamismo nos canais digitais, é fácil dar brechas para a interação com outras marcas. O segredo é investir em campanhas que promovam o interesse do consumidor e que ele se sinta instigado a experimentar um lançamento em primeira mão, até mesmo antes de ir ao mercado. Esta experiência tem como resultados dois efeitos imediatos: faz com que ele desenvolva um sentimento de importância e, sobretudo, apto para recomendar a empresa para outras pessoas, desenvolvendo o famoso marketing boca a boca e criando, em cadeia, maior credibilidade diante do público.