Dia das Mães: 42% dos consumidores devem comprar presentes no e-commerce

O Dia das Mães 2024 deve impulsionar ainda mais o e-commerce brasileiro. Dados e projeções de mercado, como da Opinion Box, revelam que neste ano 77% dos consumidores vão comprar presentes para a data e 42% vão procurar produtos, serviços e promoções no e-commerce.

 

O Dia das Mães é uma das datas sazonais que mais movimenta o comércio durante o primeiro semestre, pois muitos segmentos de mercado e de diversos portes conseguem promover algum tipo de campanha relacionada à data. Dentre as vendas, a expectativa é que o segmento de vestuário e acessórios registre o maior percentual de conversão, seguido por produtos eletrônicos e da categoria casa e decoração, assim como foi em 2023.

 

Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce ficou em R$6,7 bilhões, ticket médio de R$478,57 e o número de pedidos online atingiu os 14 milhões.

 

“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para vendas no e-commerce, considerada como a terceira maior do varejo eletrônico, além de ser um momento mais emocional. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico tem expectativa para a data de 5% de aumento nas vendas na comparação com 2023. Atualmente, as compras on-line representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional”, afirma Helena Vito CostaDiretora de E-commerce na Infracommerce.
Abaixo, a especialista da Infracommerce separou algumas estratégias para e-commerces aproveitarem a data. Confira:

 

  • Faça uma análise dos hábitos de consumo dos seus clientes;

 

  • Planeje com antecedência como será sua ação para a data;

 

  • Para fidelizar a base atual de clientes: abertura do período de promoções antes com acesso restrito para usuários cadastrados no site, ou até incentivo de cashback para eles voltarem a fazer pedidos após a data;

 

  • Desenvolva uma comunicação personalizada;

 

  • Competitividade logística: disponibilize diversas opções de frete, assim como o sistema de entregas no mesmo dia (same day delivery), para suprir a demanda de compradores de última hora.