Em meio ao isolamento social por conta da pandemia, as empresas, restaurantes e estabelecimentos comerciais tiveram que se reinventar para permanecerem abertos. Com isso, a tendência na digitalização dos negócios que estava prevista para os próximos 10 anos, acelerou em poucos meses.
Nesse sentido, as empresas que atuam no setor de serviços digitais têm se tornado grandes aliadas dos PMEs, fornecendo ferramentas que consolidam a presença digital, trazendo visibilidade online, que englobam desde a hospedagem de sites, criação de domínios, implementação de redes sociais, ferramentas de e-mail marketing personalizadas, elaboração de palavras-chaves para liderar no ranqueamento dos sites de buscas, entre outros.
Mas, como se diferenciar da concorrência e criar uma presença digital com resultados eficientes?
Para Higor Franco, diretor geral do Varejo da Locaweb, “a execução de uma série de estratégias bem elaboradas é fundamental, que levam em conta desde como a empresa se comunica com seu público-alvo, a partir da definição da persona, até tornar-se especialista em seu setor de atuação, tornando-se referência. Seja ele um e-commerce, um site institucional, uma plataforma de vendas de produtos e serviços ou até mesmo restaurantes que passaram a atender pelo delivery com app próprio”,
Confira as dicas elaboradas pelo especialista a seguir:
1. Defina sua persona e identifique seu público-alvo, aumentando a chance de conversão de vendas, no envio de ofertas customizadas na contratação de um serviço de e-mail marketing, por exemplo.
2. Crie um domínio e contrate o serviço de uma hospedagem de sites, caso atue apenas no offline, com lojas físicas.0
3. Invista em um e-commerce e em uma plataforma que faça a gestão integrada das redes sociais para engajar e interagir com seu público-alvo, adicionando links de tráfegos para geração de leads e conversão em vendas.
4. Contrate uma ferramenta que forneça lojas virtuais intuitivas, com layouts pré-definidos, integrados aos marketplaces e meios de pagamentos seguros.
5. Se for proprietário de um restaurante ou estabelecimento comercial, invista em um app de delivery próprio que permita o acesso a base de clientes, gerenciamento de estoque e acompanhamento em tempo real dos pedidos.
6. Realize um plano de marketing, com uma estratégia de mídia bem definida e com a análise da concorrência direta. Se possível, invista na criação de um blog com conteúdos que gerem mais visibilidade para sua marca.
Para crescer em meio à concorrência é fundamental atuar com a presença digital de ponta a ponta, com qualidade no atendimento e entrega dos produtos e serviços ofertados.