Nesse fim de ano, a Blackhawk Network, empresa de soluções pré-pagas, realizou um estudo para entender como está o poder de compra dos consumidores e as principais tendências do mercado de pagamentos. Durante o mês de setembro, 11 mil pessoas foram entrevistadas no Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Índia, México, Holanda, Reino Unido e Brasil. O recorte brasileiro demonstrou que quase 80% dos brasileiros preferem ganhar um cartão-presente no final do ano, por conta da possibilidade de escolher seu próprio presente.
Por conta da pandemia, a compra online foi a categoria mais popular entre os entrevistados: 80% das pessoas querem presentear alguém digitalmente para evitar o risco de contágio e somente 56% deseja comprar em loja física. Além disso, o Brasil é o segundo maior país propenso a consumir cartões-presente digitais no Natal, ficando atrás apenas da Índia. Entre os consumidores brasileiros, 9 a cada 10 apostam que o cartão é uma opção confiável de presente para as festas de fim de ano. Produtos eletrônicos, brinquedos e roupas estão entre as categorias de cartões-presente preferidas para ser presenteado.
Os brasileiros estão entre os mais ansiosos para as compras de fim de ano, cerca de 80% da população está se preparando para a data. No Brasil, as pessoas tendem iniciar suas compras de fim de ano em novembro e principalmente na data da Black Friday. Questionados sobre o motivo de iniciar as compras com antecedência, a preocupação com o atraso no envio foi apontada como principal causa, seguida do medo de longas filas e multidões nas datas próximas do Natal e Ano Novo.