BR Distribuidora e Lojas Americanas anunciam joint venture no segmento de conveniência

A BR Distribuidora e a Lojas Americanas anunciam nesta quinta-feira (25/02) que fecharam parceria para a integração das lojas de conveniência BR Mania e Local, que será efetivada por meio da criação de uma nova sociedade, cujo capital social será detido pelas duas companhias. Ambas terão participações de 50% na nova empresa a ser constituída, que contará com estrutura profissional e de governança corporativa próprias.

Para a criação dessa sociedade, foi considerado um Enterprise Value de até R$ 995 milhões, que considera o aporte da Rede de Franquias BR Mania e das lojas Local. Além disso, a transação inclui um pagamento pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões de parcela variável à BR, com base em metas de performance. O objetivo é maximizar o desempenho operacional e financeiro dos negócios de conveniência Local e BR Mania, com base em metas de performance.

O modelo de operação, por sua vez, prevê tanto lojas franqueadas como operação própria dos pontos de venda. Atualmente a BR Distribuidora conta com aproximadamente 1.200 lojas no formato BR Mania, operadas por franqueados, e a Lojas Americanas possui 55 lojas próprias Local.

Com o negócio celebrado entre BR Distribuidora e Americanas será possível oferecer uma nova proposta de valor para consumidores, franqueados, revendedores e atendentes das lojas. A BR Distribuidora e a Americanas têm ativos e competências muito complementares para liderarem um ciclo de forte geração de valor e crescimento no segmento de conveniência e proximidade em lojas de rua.

A nova empresa já nascerá unindo a competência da BR Distribuidora como franqueadora e gestora da maior rede de postos do Brasil com a expertise e liderança da Americanas no varejo nacional. A parceria tem o potencial de capturar oportunidades nos cerca de oito mil postos da rede BR, presentes em todos os estados do país. Adicionalmente, poderá explorar o mercado de conveniência e proximidade em lojas de rua com ambição de oferecer mais opções e a melhor experiência do segmento para os consumidores.

Para os franqueados, a sinergia gerada pela parceria cria um leque de soluções e serviços que vão desde o sistema de compras, logística e abastecimento, gestão de categorias, estratégia promocional, inteligência de expansão, gestão e tecnologia que melhorará a proposta de valor e resultados em suas operações.

A formalização da parceria e fechamento da operação depende do cumprimento de condições usuais para transações desta natureza, incluindo a obtenção de autorização pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Deixe um comentário