78% dos brasileiros preferem presentear com gift cards

De um ano para cá, é possível acompanhar o crescimento significativo da tendência dos gift cards – sendo consumidos não apenas para uso próprio, mas também sendo escolhidos como opção para presentear. Segundo uma pesquisa inédita da Blackhawk Network Brasil, empresa líder desse segmento no país, realizada este ano com 1.054 brasileiros sobre o comportamento do consumidor em relação aos gift cards, 37% dos entrevistados planejavam comprar cartões-presente em 2022, já esse ano, a porcentagem subiu para 64%.

As dificuldades financeiras também constatadas pelo levantamento com os consumidores, em que, desses, 98% apresentaram-se preocupados com as pressões da vida, não foram um empecilho para o aumento desse número. Na prática, de acordo com a empresa, é possível notar uma mudança de comportamento no hábito de consumo dos gift cards. Se, em 2012, ele estava disponível apenas no formato físico nos grandes varejos e comprado para uso próprio, agora, passa a ser encontrado em varejos físicos, e-commerce e nos marketplaces dos bancos digitais. Além disso, se tornou uma opção para presentear amigos e familiares.

“Os consumidores buscam por uma forma de presentear mais flexível, conveniente e digitalizada. 78% dos entrevistados disseram optar pelo cartão-presente por ser uma alternativa melhor do que um presente físico que o presenteado pode não querer, ou até, posteriormente, precisar trocar”, explica Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil.

Além da flexibilidade e liberdade de escolha, o fato do presente ser digital também é algo que brilha os olhos de 36% dos entrevistados. A facilidade de realizar a compra e enviar o presente de forma remota tem chamado a atenção dos brasileiros. Não é à toa que o dinheiro está digitalizado, uma vez que agora, mais do que nunca, as carteiras e bancos digitais entram significativamente na jornada de consumo. “No ano passado, outra pesquisa que realizamos, mostrou que 78% dos brasileiros entrevistados queriam cartões-presente digitais e 96% afirmaram já ter baixado gift cards digitais em uma carteira digital”, complementa Fernanda. 

É claro que não apenas novos hábitos ditam os caminhos do mercado, mas também as novas gerações – futuros maiores consumidores. Com o poder de consumo nas mãos, manter as gerações mais jovens engajadas e fidelizadas com as marcas é essencial, já que os dados revelam que as gerações mais jovens e compradores de cartões-presente dão presentes para muito mais pessoas. Para se ter ideia, os Millenials e a Gen Z são as que mais dão presentes comparados às outras gerações e, em paralelo, os compradores de cartões-presente gastam 60% a mais no valor do presente do que os que não costumam fazer o uso de gift cards.  

A ocasião em que as pessoas mais presenteiam são os aniversários, correspondendo a 89% dos entrevistados, à frente das datas comerciais como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. E o tipo de cartão-presente que mais conquista os consumidores brasileiros são aqueles com valor variável e os multimarcas, respectivamente representando 86% e 80%, por causa da flexibilidade e sustentabilidade.

A Blackhawk Network Brasil foi pioneira no país quando se trata dos cartões-presente multimarcas. O produto “O Melhor Presente Para”, lançado no fim de 2022, é o primeiro gift card com diversas marcas em um só cartão do Brasil. O formato já conta com 3 categorias diferentes: a categoria Gamers, criada para os apaixonados em jogos; Jogar Junto, para aqueles que praticam esportes; e a Bem-Estar, focada em marcas de autocuidado e saúde. O objetivo é que as pessoas tenham liberdade de escolha e opções para todos os gostos, já que os créditos desses cartões-presente podem ser gastos da maneira que o presenteado preferir.

A expectativa é que o mercado de gift card movimente, até 2027, 9 bilhões de dólares e a tendência é que cada vez mais marcas adotem essa estratégia que tem grande potencial de atrair novos consumidores, aumentar o ticket médio e proporcionar muitas oportunidades inéditas, se inserindo ainda mais no mundo digitalizado – um caminho já sem volta.