Prestes a completar 70 anos no Brasil, a Volkswagen do Brasil inaugura na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) o segundo espaço, agora maior e mais moderno, dedicado para exposição dos carros do seu acervo de clássicos. Com mais de 100 unidades, a marca é única no Brasil com coleção dessa magnitude.
Chamada de Garagem VW — Parte II, a área de 1.430 m² na Ala 5 da fábrica Anchieta dá uma nova dimensão ao trabalho realizado na Parte I, inaugurada em 2019. Serão 36 novos carros em exposição, misturando modelos já conhecidos e unidades inéditas, nunca antes apresentadas.
O trabalho no Acervo VW iniciado pela Engenharia do Produto com apoio de diversas áreas da VW já existe há mais de 20 anos, mantendo em excelente estado de conservação parte dos mais de 100 carros do grupo, que é a maior coleção coordenada por uma montadora no Brasil.
Os modelos da Garagem VW — Parte II carregam histórias únicas: alguns fizeram parte da frota de testes do time de Engenharia da VW, outros estão desde zero-quilômetro no acervo e ainda tivemos unidades compradas de colecionadores para compor a história completa da marca no país.
Para organização do espaço, as unidades foram separados por temas:
Clássicos da Anchieta: reúne os modelos irmãos do Fusca e que traziam motor a ar, produzidos entre as décadas de 50 e 80. Estão lá, por exemplo, exemplares do Fusca, 1600, 1600 TL, Brasília, Variant e SP.
Kombi: a Velha Senhora mereceu seu capítulo à parte, reunindo a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard na cor branca de dezembro de 2013, e uma unidade 1961 vermelha e branca (saia e blusa), que é o veículo mais antigo da coleção.
Autolatina: a época da parceria entre VW e Ford é homenageada por três representantes: Apollo, Logus e Pointer — este, uma referência em design e ergonomia nos anos 1990.
Compactos Premium: conceito inovador trouxe no início dos anos 2000 veículos como o Polo e Polo Sedan, além do compacto 100% brasileiro, o Fox, com a última unidade fabricada na planta de São José dos Pinhais (PR) presente na Garagem VW — Parte II.
Esportividade: um traço importante do DNA Volkswagen também marcou presença com a primeira unidade das 99 produzidas do Golf GTI VR6, com o Gol GTI 1993 na cor vinho, versão marcante do compacto, adorada pelos entusiastas até hoje, o Santana EX 1991, a unidade mais apimentada que tivemos do sedã, e o Golf GTI 2018, o último que tivemos aqui no Brasil, na cor vermelha.
Concluindo os integrantes da Garagem VW — Parte II, a novidade e o último a se juntar ao acervo, Gol Last Edition na sua unidade 1000/1000, chegou para celebrar a despedida de um ícone automotivo brasileiro. Junto à ele, criamos um espaço temático com todas as gerações lançadas, além dos derivados do Gol (Voyage, Parati e Saveiro) que também marcaram época.
Garagem VW — Parte I
A primeira Garagem VW, lançada em 2019 com 22 veículos, segue ativa, recebendo uma alteração das unidades em exposição. Agora, diversos modelos especiais, entre veículos conceitos e de demonstração ocupam a área. Edições especiais, criadas para serem apresentadas durante os anos de Salão do Automóvel de São Paulo também marcam presença.
Além disso, versões únicas construídas para celebrações e eventos da marca, como a Kombi Serie Prata de 2005 e Serie Ouro de 2007, o Gol Vintage, que celebrou os 30 anos de produção do Gol, veículos modificados como a Kombi Bombeiro, veículos preparados para pista como o “Golf GTI Competição” e o “Gol Endurance”, que quebrou o recorde de endurance na categoria em 2003, além de protótipos como o projeto BY e o VEMP que nunca chegaram às ruas.