O novo hábito de consumo por conta da pandemia da Covid-19 vem impactando o comércio eletrônico e, com a decisão de compra também na internet, na Black Friday não foi diferente. Segundo a rewardStyle, maior plataforma de monetização de conteúdo do mundo para influenciadores, a data teve um aumento impactante de 670% em vendas via influenciadores em relação à Black Friday do ano passado.
Com um crescimento de 240% no número de influencers na plataforma, os itens mais comprados no último dia 27 foram: Kit Wella Professionals Invigo, Máscara Capilar L’Oréal Professionnel Serie Expert Absolut Repair, Hidratante Facial Vichy Minéral 89, Perfume Lancôme Idôle Feminino, Esmalte Vult Unhas 5Free, 212 Vip Rose De Carolina Herrera Feminino, Relógio Digital Casio Vintage Unissex, Slip On Santa Lolla Caixa Alta, Bolsa Colcci Quebek e Jogo de panelas Tramontina Turim. O ticket médio foi R﹩ 207 .
Tudo isso porque vem crescendo a influência dos criadores de conteúdo digital na tomada de decisão na hora de comprar um produto. Somente durante a quarentena, o crescimento das vendas feitas via influenciadores foi de 107%, com 57% mais marcas em relação ao ano anterior, além da entrada de 219 novos influenciadores em todo o mundo.
Contar com a curadoria de um influenciador é quase como poder testar um produto, um serviço ou uma experiência olhando pela tela do seu celular. No mês passado, no período que antecede o Black November, a companhia detectou um aumento de mais de 282% no crescimento de vendas de e-commerce geradas pelos influencers, 77% de aumento na taxa de conversão – as pessoas estão, de fato, comprando mais online – , com 83% novos influencers na plataforma e um crescimento de 1083% nos influenciadores que geraram sua primeira venda neste mês.
A rewardStyle rastreia todas as vendas realizadas por influencers que usam links de varejistas parceiros, criados a partir da tecnologia exclusiva e que podem divulgar em todo o ambiente online, como blogs e mídias sociais. E a companhia faz parte do crescente mercado de marketing de afiliação, com uma rede de 100 mil influenciadores, 5 mil varejistas e 1 milhão de marcas globais em 87 países.