Vacinas da Covid-19 lideram as conversas em 390 mil tuítes monitorados pela Knewin em janeiro

A Knewin, empresa de tecnologia que usa inteligência artificial para transformar negócios, realizou um levantamento para entender o sentimento dos brasileiros sobre a vacina da Covid-19 com base em 389.532 mensagens publicadas no Twitter, entre 01 e 21 de janeiro de 2021.

O levantamento foi realizado pela ferramenta Knewin Social, que identificou os termos mais comentados na rede social: “Vacina” (155.591 tuítes), #vacina (116.231 tuítes) e “Vacinação” (83.717 tuítes), apontando para um pico de menções em 21 de janeiro, com 184.102 citações à vacina.

De acordo com o estudo da Knewin, do universo de mais de 389 mil tuítes monitorados, entre os comentários com mais repercussão estão aqueles que remetem à já famosa citação, ‘Se você virar um jacaré, é problema seu’, vinculada ao presidente Jair Bolsonaro. Também foi possível observar alto índice de referências dos internautas a comentários sobre a recusa da ex-presidente Dilma Rousseff em relação ao convite de Dória para ela ser vacinada, explicações sobre a eficácia da vacina, comemoração com a aprovação da Anvisa ao uso emergencial da CoronaVac, no último dia 17 de janeiro, e repercussões sobre as primeiras pessoas vacinadas no Brasil.

O Twitter é uma importante rede social para medir a temperatura da opinião pública sobre temas atuais, sensíveis ou polêmicos em diversas áreas – política, economia, comportamento, saúde e tecnologia, entre outros. “A Knewin vem fazendo uma série de levantamentos para trazer informação útil e acessível à sociedade e às empresas, dando suporte na tomada de decisões mais embasadas” afirma o CEO da Knewin, Lucas Nazário.

Fake news no radar

As fake news também apareceram no monitoramento da Knewin, com forte repercussão e uso de memes nas redes, em especial ligadas aos temas inverídicos de que a vacina poderia modificar o DNA ou de que chips seriam implantados nas pessoas. A ferramenta Knewin News verificou que notícias que mencionam fake news, vacina, coronavírus e covid tiveram um aumento de 20,6% de dezembro a janeiro – foram 3.393 notícias de 01 a 20 de dezembro de 2020; e 4.092 notícias de 01 a 20 de janeiro de 2021

Destaques

Confira, a seguir, detalhes sobre termos e citações que movimentaram o Twitter no período do monitoramento da Knewin.As hashtags mais tagueadas foram: #todospelasvacinas, #covid19 e #coronavac

Já as contas mais mencionadas foram do presidente Jair Bolsonaro, do governador de São Paulo, João Dória, do pesquisador e youtuber Átila Iamarino e do Instituto Butantan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *