Turbinada pelo e-commerce, Black Friday terá novos adeptos digitais no Brasil

A Black Friday deste ano terá um público com um novo perfil: pessoas que passaram os últimos oito meses em acelerada mudança de hábitos impulsionada pelas novas necessidades que surgiram durante o período de isolamento social. A terceira edição do Data Stories, levantamento mensal da Kantar IBOPE Media, mostra que 72% dos usuários de internet passaram a comprar alguma categoria de produto ou serviço online durante a pandemia e traça uma tendência de adesão de novos consumidores para a Black Friday deste ano.

Enquanto 39% dos respondentes afirmam que adiaram a compra de algum produto ou serviço até o momento devido à crise econômica, o crescimento expressivo do comércio eletrônico tende a fazer com que a Brack Friday deste ano seja um sucesso para o e-commerce brasileiro. “Nosso levantamento aponta que 46% dos entrevistados pretende aproveitar as oportunidades de compras desta Black Friday. Com mais acesso a informações, o consumidor demonstra estar muito mais atento e crítico na avaliação das promoções que realmente valem a pena. Entre as pessoas que pretendem fazer compras nesse período, mais da metade (54%) acompanha os preços de mercado e só vai comprar depois de ter certeza que a promoção é uma boa oportunidade. 15% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer compras pela primeira vez nesta data”, explica Paulo Arruda, diretor de Novos Negócios da Kantar IBOPE Media.

Atitudes em relação à Black Friday 2020 (%)

Lista de desejos

No início da crise as pessoas tiveram uma preocupação maior com as finanças e adiaram suas compras. Entre os produtos que os entrevistados deixaram de comprar até agora em 2020 estão: eletrônicos (27%), roupas e calçados (24%), Eletrodomésticos (19%), equipamentos esportivos (18%) e equipamentos tecnológicos (17%).

Com a proximidade da Black Friday, o levantamento da Kantar IBOPE Media demonstra uma sinergia entre os produtos que as pessoas adiaram a compra e a pretensão de adquirir esses itens em novembro. São eles: eletrônicos (54%), eletrodomésticos (43%), roupas (38%), calçados (32%) e eletrodomésticos (20%).

Publicidade na Black Friday

E onde as marcas têm investido em anúncios para a data? 88% dos entrevistados afirmam já ter visto algum tipo de propaganda sobre a Black Friday em anos anteriores. Alguns meios se destacam nesse diálogo com o consumidor, a grande maioria, 69%, afirma que se recorda de ter visto publicidade sobre a Black Friday na TV, 42% em sites da internet e 35% nas redes sociais.

Confira a íntegra do Data Stories no site da Kantar IBOPE Media e assista ao webinar especial nesta quinta, 5 de novembro, sobre como a atividade publicitária digital se comportou ao longo deste ano e as tendências para a Black Friday – a inscrição é gratuita.

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