A comunidade diversa do TikTok transcende gerações, abrangendo desde adolescentes com mais de 13 anos de idade até pessoas mais velhas. Com esses diferentes públicos, a plataforma limita os recursos de acordo com a idade, capacitando a comunidade com controles de conteúdo e apoiando famílias com ferramentas de sincronização familiar. Agora, o TikTok anuncia novos recursos e tecnologias para ajudar o público a personalizar as preferências de visualização e continuar a ter uma experiência segura e divertida na plataforma.
Uma nova ferramenta para personalizar o conteúdo
Parte do que torna a experiência no TikTok única é a capacidade de descoberta de novos interesses, criadores e ideias. O sistema de recomendação da página “Para Você” é desenhado tendo a segurança como um de seus princípios, uma vez que o conteúdo apresentado pode vir de um criador que alguém prefere não seguir ou um interesse que não compartilha. Por exemplo, certas categorias de conteúdo podem ser inelegíveis para recomendação e a comunidade pode usar o recurso “não interessado” para pular automaticamente vídeos similares no futuro.
Para dar mais poder à comunidade com maneiras de personalizar a experiência de visualização, o TikTok lança uma ferramenta que as pessoas podem usar para selecionar automaticamente vídeos com palavras ou hashtags que não querem ver nas páginas “Para Você” ou “Seguindo”, seja porque alguém acabou de terminar um projeto doméstico e não quer mais tutoriais Faça Você Mesmo ou se quer ver menos receitas de laticínios ou de carne enquanto se concentra em refeições à base de vegetais. Este recurso estará disponível nas próximas semanas.
Atualização dos esforços para diversificar as recomendações
O TikTok quer desempenhar um papel positivo na vida das pessoas que usam o aplicativo e se compromete em promover um ambiente onde todos possam se expressar sobre uma variedade de tópicos, ao mesmo tempo em que protege contra experiências potencialmente difíceis. Em 2021, a plataforma começou a testar maneiras de evitar a recomendação de conteúdos que podem ser bons como um único vídeo, mas potencialmente problemáticos se vistos repetidamente ou em blocos, tais como tópicos relacionados a dieta, condicionamento físico extremo, tristeza e outros tópicos de bem-estar. Também tem testado maneiras de reconhecer se o sistema pode inadvertidamente recomendar uma variedade mais restrita de conteúdo para uma pessoa.
Como resultado dos testes nos EUA, foi detectada a melhora da experiência de visualização para que a comunidade agora veja menos vídeos sobre esses tópicos de uma vez. Ainda há um trabalho a ser feito considerando as nuances envolvidas. Por exemplo, alguns tipos de conteúdo podem ter tanto temas encorajadores quanto tristes, como conteúdo de recuperação de distúrbios alimentares. Os sistemas também estão sendo treinados para dar suporte para novos idiomas conforme são testados em novos mercados nos próximos meses. O objetivo é que cada pessoa que utiliza a página “Para Você” seja apresentada a uma grande variedade de conteúdo, criadores e tópicos que amam.
Níveis de conteúdo para ajudar a proteger ainda mais a experiência de visualização
As pessoas vão ao TikTok para buscar inspiração para receitas, dar uma risada depois de um longo dia de trabalho, ou descobrir novos interesses por meio da página “Para Você”, por isso, há um trabalho contínuo para criar uma experiência de visualização segura e prazerosa. As Diretrizes da Comunidade são fundamentais para isso, estabelecendo padrões para o que é e não é permitido na plataforma. Dentro destas políticas rigorosas, as pessoas podem querer evitar certas categorias de conteúdo com base em suas preferências pessoais. Para os usuários mais jovens, entre 13 e 18 anos de idade, há cuidados para que conteúdo com temas maduros ou complexos ou eventos do mundo real destinados a públicos mais velhos não sejam mostrados.
Reconhecendo isso, o TikTok trabalha para construir um novo sistema para organizar conteúdo baseado na maturidade temática de cada um. Muitas pessoas estarão familiarizadas com sistemas semelhantes na indústria audiovisual ou em jogos. Com esses exemplos em mente, o TikTok está desenvolvendo uma abordagem única para a plataforma.
Nas próximas semanas, o TikTok começa a apresentar uma versão inicial para ajudar a evitar que conteúdo com temas manifestadamente maduros cheguem a públicos menores de 18 anos. Quando um vídeo com temas complexos for detectado, como cenas fictícias que podem ser muito assustadoras ou intensas para audiências mais jovens, uma pontuação de maturidade será atribuída ao vídeo para ajudar a evitar que menores de 18 anos o assistam durante sua experiência no TikTok. Essa atualização primeiro se concentra em proteger ainda mais a experiência dos usuários mais novos e, nos próximos meses, serão acrescentadas novas funcionalidades visando fornecer opções detalhadas para que toda a comunidade possa assistir aos vídeos que gosta.
Melhorias para as necessidades da comunidade global
À medida que continua a construir e melhorar esses sistemas, o TikTok está entusiasmado com a oportunidade de contribuir para os desafios enfrentados por todo o setor, há tanto tempo, de criar para audiências diversas sistemas para recomendação de conteúdo. Ao mesmo tempo, a plataforma reconhece que o que está se esforçando para alcançar é complexo e pode cometer algumas imprecisões. Durante todo o processo, o foco continua sendo em buscar criar a experiência mais segura e agradável para comunidade, ouvindo o feedback de criadores e público e consultando especialistas independentes, incluindo o Conselho Consultivo de Segurança do Brasil.