A Squid, empresa líder em marketing de influência e comunidades do Brasil, acaba de lançar “A Nova Hora do Rush dos Stories”, que busca metrificar os stories produzidos pelos influenciadores no Instagram. Para isso, a startup analisou os conteúdos de 4 mil influenciadores cadastrados em sua base e mais de 400 mil posts, no período entre outubro de 2019 até junho de 2020. Foram quase 1.700 horas de material produzido, o que representa 70 dias de publicações ininterruptas. Esse volume atingiu mais de 480 milhões de impressões.
O estudo demonstra que o formato predileto entre o público são as postagens em vídeo, com cerca de 54% do volume de conteúdos postados na rede. Os vídeos também contam com maior engajamento, representando 72% do engajamento nesse formato quando comparado com fotos. “O conteúdo postado no feed, em geral, tem um maior trabalho estético. Seja na aplicação de filtros, construção de legendas e aplicação de hashtags. Já os stories são um formato que privilegia o real time, são mais espontâneos e muito explorados pelos creators. Sob a perspectiva dos anunciantes que desejam trabalhar com esse formato, os conteúdos em stories, trazem uma potência perfeita ao trazer o olhar dos influenciadores dentro de um contexto ainda mais real e autêntico sobre seus produtos e serviços”, explica Isabela Ventura, CEO da Squid.
O dia em que ocorrem mais postagens nesse formato do Instagram é de sexta-feira. Isso representa quase 16% do total, ou seja, a cada seis stories postados durante a semana, um foi realizado na sexta. O levantamento também traça o perfil do influenciador que mais posta stories no Instagram. Em média, é mulher, entre 25 e 34 anos e da categoria “Lifestyle”.
Além disso, é possível entender quais segmentos de interesse usam mais a ferramenta do Instagram e como o público consome esse conteúdo. As categorias de “Lifestyle” e “Beleza, maquiagem e cosméticos” são as que os influenciadores mais postam stories e também a que conta com maior engajamento da audiência. “No entanto, categorias como ‘Humor’, ‘Música’, ‘Espiritualidade e Meditação (Energia)’ e ‘Construção Civil’, estão entre as mais bem colocadas quando pensamos em engajamento”, ressalta a CEO.