A Speedo Multisport acaba de lançar uma campanha para divulgar sua linha de tapetes para atividades físicas e, pela primeira vez, utiliza modelos, ilustrações e cenários 100% feitos por meio de Inteligência Artificial (IA).
A empresa, que este ano completa 45 anos no Brasil, investe entre 12% e 15% do faturamento em inovação todos os anos e entende que o emprego de novas tecnologias faz parte da sustentação do negócio no longo prazo. É a primeira vez que a companhia faz uma ação utilizando pessoas não reais para divulgar seus produtos. “Constantemente, a gente estuda o nosso consumidor para estarmos onde ele está e fazermos parte do lifestyle dele. Por exemplo, hoje, temos uma geração totalmente tec e a comunicação precisa estar alinhada para sermos também love brand para este público. A nossa marca acompanha as mudanças e é desta maneira que pensamos a empresa para os próximos 45 anos. É impressionante a semelhança com um ser humano real. Eu mesmo tive dificuldade em discernir quais modelos eram reais e quais nosso time utilizou a IA para criar”, explica Roberto Jalonetsky, Diretor-Geral da Speedo Multisport.
A inteligência artificial está sendo usada em diversos segmentos e, segundo estimativas do maior fundo de investimentos do mundo, a tecnologia deve movimentar mais de US$ 1,3 trilhão até 2033. Pesquisa recente mostrou que, 87% dos brasileiros já ouviram falar sobre o assunto e 42% acreditam que marcas podem usar a ferramenta ajudando ou ensinando como usar melhor os produtos. Entretanto, para 78% dos pesquisados, a IA irá substituir postos de trabalho e as vagas de emprego serão menores. “Não acredito em desemprego em função de nenhuma tecnologia. O que ocorre é que alguns tipos de trabalhos deixam de existir e outros surgem. Veja, por exemplo, as redes sociais. Até 10 anos atrás praticamente não existia o profissional social media e hoje, milhões de pessoas trabalham com estas plataformas. A Speedo Multisport, por exemplo, ampliará cada vez mais o uso de IA em diversos setores da empresa, da criação de produtos a análise de dados, mas jamais o ser humano deixará de ser essencial para qualquer empresa”, ressalta Jalonetsky.
A campanha Speedo Fit pode ser visualizada através do link https://lp.speedo.com.br/speedo-fit e nas redes sociais da empresa. Apesar da inovação, a empresa não pretende substituir 100% os modelos reais pelos criados com IA. “Assim como diversas tecnologias, esta servirá como um complemento do que fazemos hoje. Por exemplo, muitas vezes, principalmente para o nosso e-commerce, precisamos criar uma campanha em menos de 24h. Fica inviável contratarmos um modelo, prepararmos o estúdio, editarmos as fotos em um prazo extremamente curto”, finaliza.