Marcas como Nike, Coca-Cola e Men’s Wearhouse estão inovando com experiências interativas de Realidade Aumentada em suas lojas, através dos espelhos digitais do Snapchat
A experiência de compra está dando um salto digital com a tecnologia interativa nas lojas físicas. Durante a quinta edição anual do Snap Partner Summit (SPS), o Snapchat apresentou seus espelhos de Realidade Aumentada. Algumas marcas que já começaram a implementá-los são Nike e Men’s Wearhouse. Eles permitem que os clientes experimentem roupas virtualmente, conheçam o produto, compartilhem nas redes sociais e até brinquem com experiências divertidas.
Como eles funcionam? Os AR Mirrors do Snapchat são espelhos digitais que trazem experiências de compras de Realidade Aumentada para telas interativas em tamanho real em qualquer local físico. Seu conteúdo pode ser totalmente personalizado para se adequar a qualquer objetivo de marca.
“É instantâneo e intuitivo! Os clientes são imediatamente inspirados a se divertir, explorar, tirar fotos e vídeos, aprender sobre o produto e até mesmo compartilhá-lo em suas mídias sociais. Foi assim que conseguimos transformar a interação habitual com a marca em uma experiência mágica e memorável”, diz Jill Popelka, líder de soluções de negócios de realidade aumentada da Snap Inc.
Uma das primeiras marcas a usar espelhos de Realidade Aumentada foi a Nike, em sua loja em Nova York, para uma liquidação especial de volta às aulas. Os visitantes puderam experimentar diferentes roupas e jogar para ganhar descontos.
Outra campanha ativa é em uma loja da Men’s Wearhouse, para que os clientes possam experimentar roupas para a festa de formatura e festas de casamento.
Uma experiência de compra inovadora
Os números do Snapchat mostram que as marcas que criam experiências inovadoras, como testes virtuais na loja e Realidade Aumentada, têm 82% mais chances de serem recomendadas a outras pessoas e 85% mais chances de gerar compras futuras.
O Snapchat começou a desenvolver experiências de Realidade Aumentada em 2015 como uma forma de entretenimento, para conectar e compartilhar com os amigos. Essa mesma tecnologia se tornou uma das ferramentas mais inovadoras para as marcas criarem um vínculo com seus públicos.
Algumas semanas atrás, a Snap Inc. apresentou o pacote ARES, que significa Soluções de Realidade Aumentada para Empresas (AR Enterprise Services em inglês). Ele oferece às marcas uma nova maneira de integrar a tecnologia de Realidade Aumentada do Snapchat em seus próprios aplicativos, sites ou locais físicos, transformando a maneira como eles interagem com os clientes, gerando melhores resultados de negócios.
“Há quase uma década inovamos, desenvolvemos e testemunhamos o impacto da Realidade Aumentada em diferentes setores. Certamente estamos levando nossa tecnologia a novas dimensões através dos espelhos com experiências imersivas projetadas para displays em lojas físicas”, explica Jill Popelka, Augmented Reality Business Solutions Leader da Snap Inc.
O ARES oferece aos varejistas um provador com gráficos 3D e acessórios virtuais em tempo real para calçados, roupas e acessórios de todos os ângulos e detalhes. Também integra recomendações precisas de tamanho e caimento adaptadas à forma do corpo e suas preferências, com tecnologia de Inteligência Artificial.
Maior inovação e imersão nas lojas físicas
Em outro exemplo de como a Realidade Aumentada pode aprimorar a experiência de compra, o Snapchat transformou uma máquina de venda automática de Coca-Cola em uma dinâmica totalmente nova. Revelado durante o evento anual de parceiros, este protótipo ofereceu um portal para experiências incríveis de Realidade Aumentada, recompensas e muito mais. Os consumidores só precisam estender a mão e fazer gestos com as mãos para se divertir e interagir com a marca.