O investimento em publicidade deverá crescer 10,4% globalmente em 2021, de acordo com o relatório dentsu Ad Spend Report. No Brasil, o crescimento deve ser de 8,8%. O documento semestral, que combina dados de 59 mercados, prevê que serão investidos US$ 634 bilhões em todo o mundo e todas as regiões devem desfrutar de um crescimento positivo.
“Ninguém no mundo esperava por mudanças tão abruptas no comportamento do consumidor. A transformação digital foi acelerada e é fundamental compreender essa nova rotina e necessidades das pessoas assim como devemos entender os desafios das marcas”, afirma Luísa Bernardes, Chief Media e Data Officer, da dentsu International.
O relatório ainda aponta que países como Canadá, EUA, Austrália, Reino Unido e Índia estão prevendo taxas de crescimento particularmente altas em 2021 e é esperado que o crescimento exceda os níveis pré-pandêmicos em cinco dos treze principais mercados publicitários.
O declínio dos gastos em publicidade global provocado pela pandemia em 2020, provou ser menos severo do que o previsto, com algumas tendências que surgiram durante o ano passado. O aumento de 4% nos gastos com publicidade digital em 2020, deverá crescer 15,6% em 2021, para atingir US$311 bilhões, representando uma participação de 50% nos gastos globais com publicidade. As previsões para Social (23,0%), Vídeo (17,0%) e Search (16,3%), atingindo US$110,1 bilhões em 2021.
A maioria dos canais retornará ao crescimento em 2021, com exceção das mídias impressas, observando um ligeiro declínio (-4,4%) em nível global – uma vez que esse formato está adaptado também a entregas de publicidade digital. Com aumento da restrição à atividade social, o Cinema e as mídias externas, registrarão um retorno pós-impacto da pandemia, aumentando 35,1% e 14,6%, respectivamente. O rádio também verá um crescimento (10,4%) impulsionado pelo áudio e TV digitais (7,1%).
As programações ao vivo, como o Campeonato Europeu de Futebol da UEFA e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio continuam sendo eventos que garantem o crescimento nos gastos com publicidade na TV, com um aumento de 7,1% em 2021 para atingir US$188,4 bilhões. Os dados do relatório sugerem uma mudança em direção à Connected TV(CTV), que permite publicidade personalizada e a Over The Top (OTT), transmissões de vídeo feitas pela internet que não precisam de uma assinatura de tv a cabo. No momento em que a audiência está se movendo em direção ao consumo de mídia digital, significa que os gastos globais com TV permanecerão abaixo dos níveis pré-pandêmicos até além de 2022.
Olhando para as indústrias que terão crescimento nos investimentos publicitários este ano, será uma pequena surpresa que os gastos do governo continuem sendo uma área chave de crescimento, apoiando o lançamento da vacina contra a Covid-19 e outras iniciativas relacionadas. Os setores de viagens e transporte, embora ainda afetados pela incerteza do ano passado, perceberão um aumento na demanda (8,7%). Prevê-se um crescimento da mídia e entretenimento (8,9%) e um aumento da publicidade automotiva (9,5%).
“O segredo para as marcas se destacarem é manter o radar sempre ligado, prestando atenção nas necessidades e urgências do seu público. A escuta é sempre o melhor caminho.”, afirma Marcio Quartilho, Managing Director at iProspect Media Platforms & Technology EVP at dentsu international.
Em 2021, o mercado está vendo uma recuperação no crescimento (10,4%), uma melhoria (4,6% pts) em relação à previsão de janeiro. Olhando para 2022, a recuperação deverá continuar quando os investimentos forem capazes de atingir US$680 bilhões e crescer a uma taxa de 7,2%.
Crescimento nos investimentos globais em publicidade entre 2019 e 2022Crescimento anual a preços correntes (janeiro de 2021 números entre parênteses)
Crescimento dos investimentos globais em publicidade por canal entre 2019 e 2022Janeiro 2021 números entre parêntesesTAMANHO 11pt
O dentsu Ad Spend Report está disponível para download em: https://www.dentsu.com/reports/global_ad_spend_forecasts__june_2021