Publicidade móvel: Aquisição de usuários em aplicativos iOS caem 20%

Publicidade móvel: Aquisição de usuários em aplicativos iOS caem 20%

A AppsFlyer, líder global em atribuição e análise de dados para aplicativos, lançou hoje a 12ª edição do relatório Performance Index (Índice de Desempenho), classificando as principais fontes de mídia em publicidade móvel. Nesta edição, fica claro que, embora a estrutura ATT da Apple não seja aplicada ainda, ela já está causando mudanças. A participação de instalações não orgânicas (NOI) no iOS caiu 20% no segundo semestre de 2020 (em comparação com o primeiro semestre do ano). O declínio foi generalizado, impactando as classificações de 17 das 20 principais fontes de mídia no iOS.

Enquanto isso, o Performance Index também mostra que o Google aumentou sua liderança sobre o Facebook no topo do ranking de poder de retenção. (Retention Index). Na primeira metade de 2020, a pontuação era de 69 contra 68. Já no segundo semestre de 2020 a diferença ficou em 69 contra 64. Para essa 12ª edição, a AppsFlyer analisou 580 fontes de mídia, 29 bilhões de instalações e mais de 16.000 aplicativos.

Queda nas instalações não orgânicas no iOS e manutenção das orgânicas

Mesmo com a queda de 20% nas não orgânicas, a participação de instalações orgânicas no iOS permaneceu inalterada, assim como o número de aplicativos em execução de campanhas na plataforma. Para efeito de comparação, a participação NOI do Android mostrou a tendência oposta, aumentando 6% no mesmo período.

Um salto de 30% no custo por instalação (CPI) no iOS no segundo semestre de 2020 foi um fator chave por trás da queda significativa (o custo do Android aumentou apenas 10%). Como resultado, os profissionais de marketing de aplicativos móveis geraram menos instalações com o mesmo orçamento. O aumento no custo de mídia para usuários de iOS foi impulsionado por dois elementos principais: um aumento na demanda devido à transformação digital acelerada causada pela Covid-19 e uma diminuição no fornecimento devido a um aumento de 40% na participação de usuários que habilitaram anúncios limitados Rastreamento (LAT).

Na América do Norte e Europa Ocidental, o custo por instalação (CPI) do iOS atingiu US﹩3 e US﹩2,3 no segundo semestre, respectivamente. Isso levou a uma queda de 25% no número de aplicativos com mais de 1 milhão de instalações não orgânicas atribuídas ao iOS no período em comparação com o primeiro semestre. No Android, houve um aumento de 7% durante o mesmo período.

“O aumento na habilitação de usuários finais Limited Ad Tracking (LAT) é provavelmente devido à crescente atenção em torno da privacidade do usuário em geral, e mudanças de privacidade da Apple em particular.” disse Shani Rosenfelder, chefe de conteúdo e Mobile Insights, da AppsFlyer. “As redes que dependem do iOS foram impactadas em todos os níveis, assim como os anunciantes que as usam.”

“Dadas as grandes mudanças na indústria de publicidade no ano passado, esperávamos que os dados do Performance Index destacassem uma história semelhante”, disse Ziv Peled, Diretor de Clientes da AppsFlyer. “Os anunciantes entendem que precisam se adaptar a esse cenário em evolução e garantir que escolham o parceiro de medição certo para orientá-los nessa jornada. As marcas devem estar totalmente preparadas para oferecer a seus usuários uma experiência de usuário impecável, ao mesmo tempo que defendem os mais altos padrões de privacidade do usuário. “

O Google continua a crescer no Android, a qualidade do Facebook se destaca em todos os índices

Na batalha dos gigantes do marketing de aplicativos móveis, o Google estendeu sua liderança sobre o Facebook no topo do Retention Index’s Universal Power Ranking (Ranking de retenção)

A participação do gigante das buscas no bolo global de instalação de aplicativos não orgânicos aumentou 15% no, impulsionado por seu crescimento contínuo no Android, especialmente nos mercados em desenvolvimento e na Índia em particular. Sua participação no Android permaneceu relativamente inalterada na América do Norte e na Europa Ocidental, bem como nas classificações globais do iOS.

A participação do Facebook no bolo caiu 10%, principalmente devido às perdas no iOS (como parte de uma queda geral no iOS). No entanto, quando se trata de qualidade, a rede social reina suprema. É classificado em segundo lugar na média das métricas de qualidade em todos os diferentes índices.

A pontuação de retenção do Facebook é 16% maior do que a do Google, principalmente o resultado de uma divisão crescente no Android e entre aplicativos que não são de jogos. Na frente de jogos iOS, o Google reduziu a lacuna de qualidade, mas o Facebook ainda tem a vantagem.

O Facebook continua a dominar o índice de remarketing, embora o Google também tenha demonstrado um crescimento impressionante e tenha aumentado significativamente seus esforços nessa atividade, aumentando sua participação nas conversões de remarketing de aplicativos em 65% no segundo semestre de 2020.

Unity Ads estabeleceu seu domínio no campo de batalha dos jogos

A Unity Ads ultrapassou seus concorrentes de jogos ironSource e AppLovin, ganhando terreno no duopólio Google-Facebook.

A plataforma de jogos assumiu a 2ª posição no ranking de poder global do Retention Index, ultrapassando o Facebook. No nível de gênero, a Unity Ads alcançou o primeiro lugar nas classificações de poder para jogos hiper casuais (Hyper Casual), estilo Arcade, puzzle e jogos de palavras.

No índice IAA (In-app Advertising), que classifica as redes com base em sua capacidade de direcionar usuários que geram receita com anúncios, o Unity Ads se tornou a nova fonte de mídia número um tanto no ranking de potência quanto de volume, mais uma vez ultrapassando o Facebook. O sucesso da rede é impulsionado por uma posição de número um no ranking global de poder Hyper Casual – um gênero que depende totalmente da receita de anúncios.

No índice IAP (In-App Purchase), em que as fontes de mídia são classificadas com base em sua capacidade de gerar uma grande parcela de usuários pagantes, o Unity Ads ocupou os três primeiros lugares nas classificações de poder do Android em jogos de Ação, Arcade, Puzzle, e Card, e nas classificações de poder do em jogos de Ação e Puzzle.

Para acessar a versão mais recente e completa do índice de desempenho AppsFlyer, visite: http://www.appsflyer.com/br/performance-index

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.