O consumidor, finalmente, escolheu o combo para a sua residência, entre os serviços de internet, TV e telefone fixo. Verificou a disponibilidade no seu endereço, identificou suas necessidades, customizou o pacote e negociou descontos – tudo de acordo, agora é só usufruir. Mas, não é bem assim. É preciso ficar atento a algumas informações importantes antes de contratar o serviço.
Separamos algumas dicas que podem ajudar a evitar surpresas depois da instalação dos serviços pela operadora. Confira!
• Anote os números de protocolo. Eles servem como comprovante de pedidos e reclamações;
• Solicite o sumário da contratação, um resumo das principais características do acordo;
• Se tiver promoção, certifique-se sobre o seu período, e, ainda, o valor que será cobrado quando terminar a oferta;
• Apure as regras de reajustes e quando acontece;
• Informe-se sobre o programa de fidelização da empresa e os tempos definidos;
• Certifique-se mais uma vez sobre a taxa de upload e download do serviço; e a velocidade mínima e média da conexão provavelmente, essas informações são abordadas na escolha do pacote, mas é sempre bom reforçar a entrega da promessa de venda;
• Possíveis taxas de adesão.
Conheça seus direitos
O mais importante é o consumidor saber que não está sozinho nessa. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possui um conjunto de normas para protegê-lo e garantir os direitos na contratação de serviço. Separamos alguns deles para você.
• Cliente antigo também tem direito às promoções;
• Direito ao reembolso do dobro do valor diante de cobranças indevidas;
• Velocidade mínima de internet garantida;
• Cancelamento pela internet também vale;
• Internet banda larga ilimitada;
• Suspensão do serviço por, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 120 dias uma vez ao ano;
• Reembolso por falta de serviço;
• Fidelidade máxima de 12 meses;
• Reajuste de 12 em 12 meses.