O ano era 1972 e os Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, estavam prestes a começar. Antecipando a crise do petróleo, que estourou em 1973, e para comemorar a realização da competição, a BMW lançou o 1602. Derivado diretamente dos modelos convencionais, o modelo se destacava por um detalhe: a motorização elétrica. Sim, um veículo 100% elétrico, desenvolvido e produzido há 50 anos.
Responsáveis por desenvolver o modelo, os engenheiros que criaram o 1602 não faziam ideia de que aquele carro seria o pai de veículos extremamente avançados tecnologicamente — e elétricos — hoje em dia, como o BMW i3. Chamado de Elektro-antrieb, que em tradução livre significa acionamento elétrico, o 1602 laranja brilhante utilizava os recursos mais avançados da sua época. Embaixo do capô, 12 baterias padrão de chumbo-ácido, pesavam 350 quilos e eram as responsáveis por fornecer energia para acionar o motor elétrico de 32kW de potência (o equivalente a 43 cavalos).
O BMW 1602 era equipado com um inovador sistema de freios regenerativo, que gerava eletricidade com a força das frenagens. O modelo está no acervo e eventualmente é incorporado a exposições no BMW Museum, na cidade de Munique, Alemanha, em plenas condições de funcionamento.