Pesquisa revela que 67% dos consumidores ainda sofrem com falhas nos recebimentos via e-commerce

Estudo elaborado pela Descartes contou com 8000 consumidores em mais de 10 países

O Grupo Descartes Systems (Nasdaq: DSGX), líder global na união de negócios intensivos em logística no comércio, divulgou os resultados de seu segundo estudo anual de opinião do consumidor sobre entrega em domicílio via e-commerce. A pesquisa contou com mais de 8.000 consumidores em dez países europeus e norte-americanos e fornece aos varejistas e organizações de logística informações críticas sobre as preferências e preocupações de compra e entrega do consumidor.
 

“A desaceleração do crescimento do ano passado no e-commerce e na entrega em domicílio resultou em uma melhoria de 6% no desempenho da entrega em relação ao estudo de 2022; no entanto, 67% dos consumidores pesquisados ainda experimentaram uma falha na entrega no período de avaliação de três meses”, disse Chris Jones, vice-presidente executivo de indústria e serviços da Descartes. “Além disso, 68% das pessoas afetadas por problemas de entrega tomaram alguma forma de ação que se traduziu em consequências negativas para o varejista ou empresa de entrega (ver Figura 1), indicando que o período de carência da pandemia acabou e os consumidores estão se tornando intolerantes com a má entrega desempenho.”

Figura 1: Ações do consumidor diante de problemas de entrega

As principais descobertas adicionais incluem:

  • Os três principais problemas de entrega estão todos relacionados à pontualidade;
  • A segurança é o elemento mais importante do processo de entrega em domicílio; e
  • A preferência pela entrega de baixo custo é duas vezes mais importante que a velocidade de entrega.
     

O estudo anual analisa o comportamento de compra do consumidor via ecommerce. Ele investiga as causas de aumentos ou reduções nas compras de comércio eletrônico, os tipos de mercadorias compradas, a frequência e quais aquisições estão sendo entregues. Além disso, fornece informações sobre personas de entrega de clientes, serviços, cobranças e desempenho. Mais importante ainda, analisa a importância geral que os consumidores atribuem ao desempenho da entrega e o impacto das falhas em compras futuras, ao mesmo tempo em que fornece uma análise demográfica dos resultados.
 

As soluções de logística de ecommerce da Descartes ajudam varejistas e provedores de serviços de logística a oferecer uma experiência superior ao cliente. O serviço de entrega em domicílio abrange uma ampla gama de recursos críticos, incluindo agendamento, planejamento de rotas, aplicativos móveis e comunicações com o cliente. Esses produtos e serviços envolvem o consumidor no ponto de compra por meio do atendimento do pedido e da conclusão bem-sucedida da entrega, além de oferecer oportunidades para vender serviços com valor agregado e manter os mesmos atualizados com o status de sua entrega.
 

As soluções integradas de gerenciamento de armazenagem e envio de encomendas ajudam os varejistas de pequeno a médio porte a dimensionar seus negócios de comércio eletrônico, melhorando a confiabilidade, a velocidade e a produtividade do atendimento, bem como usando a transportadora e o serviço certos para minimizar os custos de envio.