Uma pesquisa do Twitter revelou os principais hábitos e preferências dos brasileiros quanto ao consumo de conteúdos em streaming de áudio, vídeo e de podcasts. Somadas, as conversas sobre séries de TV, filmes, músicas e podcasts superaram a impressionante marca de meio bilhão de Tweets entre janeiro e junho deste ano no país. Os dados foram coletados pelo time de Marketing Insights & Analytics do Twitter no Brasil a partir de levantamentos na plataforma.
Dentre os achados da pesquisa está a preferência por conteúdo exclusivo ou original — para 70% das pessoas que estão no Twitter, ele é fundamental no processo de escolha do streaming de vídeo a que vão assinar, superando inclusive a importância do valor da assinatura. Desde o início da pandemia, os brasileiros têm assistido a mais conteúdos em plataformas de streaming de vídeo (68%); assinaram pelo menos mais uma plataforma (70%); e acreditam que vão manter o interesse no formato após esse período (39%).
As pessoas que usam o Twitter no país se interessam por filmes (81%) e TV (63%), e preferem assistir os conteúdos no celular (76%), na TV (72%) e no computador (51%). Elas acreditam que a plataforma é um bom lugar para encontrar recomendações de filmes e séries (64%) e gostam de conteúdos de marcas sobre curiosidades do assunto (58%), anúncio de lançamentos (52%), e trailers e teasers (51%). Foram contabilizados aproximadamente 595 milhões de Tweets sobre o tema no Brasil apenas no primeiro semestre deste ano — no mesmo período do ano passado foram pouco mais de 451 milhões.
A música é outro tema de grande popularidade no Twitter: 78% das pessoas que usam a plataforma no país se interessam por música e 57% não conseguem passar um dia sem ouvir uma melodia. Para mais da metade delas (68%), plataformas de streaming são a principal forma de aproveitar as canções — 91% das pessoas utilizaram o streaming nos 30 dias anteriores à pesquisa. Os fãs brasileiros de música usam a plataforma para comentar sobre gêneros e bandas que gostam (58%); acompanhar as conversas sobre eles (50%); interagir com bandas e artistas preferidos (43%); e buscar informações sobre seus artistas favoritos (62%), recomendações de artistas, álbuns e músicas (52%) e informações sobre eventos de premiação (32%). Segundo a pesquisa, de janeiro a junho deste ano foram contabilizados mais de 476 milhões de Tweets sobre música no país.
O Brasil foi o país que mais cresceu na produção de podcasts no mundo no ano de 2020, totalizando um aumento de 103% em comparação com o ano anterior. O número ajuda a explicar porque 73% das pessoas que usam o Twitter escutam o formato. Para essa audiência, o motivo de buscar esses conteúdos em áudio é, principalmente, para se aprofundar em temas de que gostam (63%), sendo entretenimento (63%) o tema mais ouvido, seguido pelas categorias de arte, história e cultura (52%); negócios, economia, política e notícia (42%); e esportes, E-sports e jogos (30%). A pesquisa mostra ainda que as pessoas que estão no Twitter e consomem conteúdos neste formato no Brasil buscam recomendações (46%) e informações sobre seus podcasts e podcasters favoritos (38%), falam sobre os podcasts que gostam (41%), descobrem novos canais (32%) e acompanham a conversa sobre os que mais gostam (32%).