A Adjust, plataforma global de app marketing analytics, lançou hoje o relatório anual Global App Trends 2021, revelando que o crescimento do mercado de mobile apps continua acelerando em 2021. Após um aumento homólogo de 50% em todas as categorias em 2020, as instalações de aplicativos tiveram um crescimento de 31% no primeiro trimestre de 2021, já as sessões, que cresceram 30% em 2020, subiram mais 4,5%.
O relatório — baseado nos top 2 mil aplicativos e em um conjunto de dados de aplicativos de jogos, e-commerce e fintech monitorados pela Adjust — analisa as tendências de longo prazo em taxas globais de instalação, sessão, tempo gasto in-app, retenção e reatribuição. Com esses insights, desenvolvedores e profissionais de marketing podem entender melhor seu público e a situação atual da economia de aplicativos.
“A economia de aplicativos passou por um crescimento imenso em 2020, com pessoas do mundo inteiro percebendo os benefícios do mobile em muitos aspectos da vida cotidiana” afirma Paul H. Müller, cofundador e CEO da Adjust. “Para os profissionais de marketing, o potencial para alcançar novos usuários nunca foi tão grande, assim como a competição. Conforme passamos por 2021 e adentramos a nova era do iOS 14, a importância de elevar o marketing por meio da automação e entender como os usuários se comportam no aplicativo durante a jornada é mais crucial do que nunca.”
Entre as principais descobertas do relatório estão:
- Aplicativos de fintech apresentaram o maior crescimento entre todas as categorias — 51% — em 2020.
- As instalações subiram novamente em 2021, um crescimento de 12% em comparação com a média de 2020.
- Em 2020, as sessões em aplicativos de fintech também dispararam — representando um passo significativo em direção a bancos e pagamentos digitais. As sessões tiveram um crescimento de 85% em 2020 e já subiram 35% em 2021.
- Os jogos alcançaram novos patamares em 2020, em especial na categoria casual, na qual as instalações cresceram 43% — em comparação com 26% em jogos de outras categorias.
- As sessões em aplicativos de jogos não casuais tiveram um crescimento de 27% em 2020, enquanto as sessões em casuais cresceram 36%.
- Até o momento, em 2021, as sessões em jogos casuais apresentam uma queda de 21%, mas passado o pico intenso do primeiro lockdown, a performance é praticamente a mesma — e cresce consistentemente, com fevereiro superando janeiro em 47%.