Estudo mostra categorias consideradas mais seguras para o comércio online
As compras online vêm se consolidando como uma tendência desde o início da pandemia e vão muito além da comodidade e da segurança física. Um levantamento realizado pelo Twitter mostrou pontos que são levados em conta pelos consumidores que optam pelo e-commerce no Brasil, como melhores descontos e promoções. Este foi um quesito apontado por 78% das pessoas que responderam à pesquisa.
Mas não é apenas isso: um em cada cinco respondentes ainda disse que a variedade de produtos é o principal chamariz. Em contrapartida, as pessoas acreditam que o meio físico leva vantagem quando o assunto é a confiança de ter escolhido o produto / marca certo em comparação com as compras realizadas de maneira virtual – apenas um em cada quatro entrevistados disse sentir firmeza neste quesito ao comprar online.
“O Twitter se torna um importante aliado das empresas para o crescimento do e-commerce por conta desse interesse das pessoas em conseguir opiniões diversas. A pesquisa mostra que 76% das pessoas apontam a facilidade em avaliar melhor a opinião das outras como um ponto positivo do comércio eletrônico, justamente por essa possibilidade de colher informações vindas de outras fontes”, explica Lucas Andrade, analista de pesquisa do Twitter no Brasil. “As compras online antigamente tinham um volume menor devido à insegurança de muitos para esta modalidade. Com o passar do tempo, porém, as pessoas foram vendo que podem utilizar meios virtuais e continuar seguras”, completa.
Em 2020, as restrições impostas pela necessidade de distanciamento social fizeram com que muitas pessoas migrassem para o mundo digital e, assim, o comércio online passou de opcional a essencial. Ainda que no futuro tudo volte à normalidade, as pessoas já se acostumaram com a vida online. Nesta mesma pesquisa, 67% dos respondentes declararam que passaram a comprar mais produtos e/ou serviços de forma online no período da pandemia.
Além disso, a busca por preços melhores se torna ainda mais relevante por conta da atual situação de boa parte da população. Segundo a pesquisa, 88% das pessoas que usam o Twitter no país disseram que a pandemia está afetando suas contas. Com isso, houve a necessidade de reorganizar as finanças pessoais. Assim, 45% esperam que os produtos entrem em promoção para conseguir fazer suas compras.
Veja os produtos que os brasileiros sentem mais confiança em comprar no e-commerce:
• 94% Outros produtos para casa (lençol, toalhas, edredom…)
• 91% Aparelhos eletrônicos
• 90% Itens de farmácia/drogaria
• 88% Eletrodomésticos
• 85% Vestuário
• 84% Itens de supermercado
• 81% Móveis
• 23% Imóvel
• 20% Veículos
Veja os tipos de produtos que os brasileiros que responderam à pesquisa já compraram:
• 86% Vestuário
• 85% Aparelhos eletrônicos
• 69% Eletrodomésticos
• 66% Itens de farmácia/drogaria
• 64% Itens de supermercado
• 52% Outros produtos para casa (lençol, toalhas, edredom…)
• 50% Móveis
• 6% Veículos
• 5% Imóvel
A pesquisa realizada pelo Twitter contou com dados da MindMiners, que incluem uma amostra de 250 pessoas que usam o serviço e 250 pessoas que não usam, todos do Brasil. A Brandwatch é uma plataforma de listening, que utilizou dados da base referentes aos Tweets das pessoas.