Moda é o segmento que mais cresce no e-commerce brasileiro

O Melhor Envio, plataforma de gestão de frete do Grupo Locaweb, analisou mais de 9 milhões de transações em sua plataforma para saber quais segmentos mais venderam no e-commerce brasileiro em 2020. O resultado deu origem a pesquisa Me Envia e traz o grande destaque para Moda, que ganhou disparado como o mais vendido, com quase o dobro do segundo lugar. Foram comercializados mais de 1,8 milhão de produtos, representando 19% do total.

“O consumo online de itens de moda sempre foi alto, mesmo antes do isolamento social. Mas, com mais tempo para cuidar de si, as pessoas deram uma atenção ainda mais especial para isso”, comenta Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio.

Três categorias empataram com 8% do total: Entretenimento e Lazer, Papelaria e Armarinho e Casa e Eletrodomésticos:

Na média dos envios por clientes, Jóias e Relógios ficam à frente, com 55 produtos, seguido de Moda, com 53 e Beleza e Cuidado Pessoal, com 44:

Segundo dados da empresa, o aumento de vendas apresentou um crescimento expressivo. Em Moda, por exemplo, o número de vendas saltou de mais de 50 mil em abril de 2020, para mais de 100 mil no mês seguinte. Além dela, as categorias que mais cresceram no ano foram Jóias e Relógios e Beleza e Cuidado Pessoal:

Entre as que menos cresceram estão Insumos e Indústria, Tecnologia e Veículos:

“Outro fator positivo foi a redução do frete. Com o aumento da demanda e o uso de novas tecnologias, a média do frete caiu de R﹩30,11 para R﹩27,23 durante a crise causada pelo COVID-19”, afirma Medeiros.

A pesquisa também apresenta quais categorias foram mais vendidas por estados de origem e destino. Moda permanece predominante no Brasil, com algumas exceções: Mato Grosso do Sul enviou mais produtos de tecnologia; em Santa Catarina mais de Papelaria e Armarinho; dos estados de Amazonas e Tocantins foram vendidos mais produtos de Entretenimento e Lazer. Já no destino, apenas Bahia recebeu mais Jóias e Relógios – no restante do país produtos de Moda foram os mais recebidos:

Quanto a entrega, predominância dos Correios na maioria das categorias:

Em quase todos os segmentos o ticket médio fica entre R﹩20 e R﹩30, como em Moda (R﹩24,41), Alimentos e Bebidas (R﹩30,57), Papelaria e Armarinho (R﹩27,37) e Beleza e Cuidado Pessoal (R﹩26,59). Para o CEO do Melhor Envio, “levantamentos como esse são importantes para entendermos mais sobre o e-commerce, modalidade de venda que já era uma realidade, mas que cresceu muito durante a pandemia”.