Mercado Livre registra aumento de 54% na intenção de compra de veículos novos

O marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) do Mercado Livre acaba de divulgar seu estudo exclusivo sobre tendências de buscas e intenção de compra de automóveis no maior marketplace da América Latina. “Após um período de dificuldades na indústria automotiva, pudemos notar que o consumidor segue em busca do automóvel ideal. Essa procura vem ocorrendo por diferentes meios e um deles tem sido o marketplace. Com isso, é possível compreendermos o que esse potencial comprador tem em vista e suas preferências, por exemplo”, destaca o Head de Marketplace Motors do Mercado Livre, Luciano Avila.

Intenção de compra de veículos 0KM cresce 54% no período


A intenção de compra é registrada quando um potencial comprador inicia uma interação com o vendedor, e somente no segundo trimestre de 2021, os veículos 0KM registraram um volume 54% maior, em relação ao mesmo período do ano passado. Os modelos novos que mais receberam contatos foram: Chevrolet Onix, Fiat Strada e Hyundai HB20 .

No segundo trimestre de 2021, o número de contatos para a compra de veículos seminovos também cresceu. Em relação ao mesmo momento no ano passado, a marca quase atingiu o aumento de 20%, apresentando um comportamento mais estável do que em 2020. O carro seminovo com o maior volume de contatos no período foi o Honda Civic, seguido pelo VW Gol e Toyota Corolla.

Demanda por veículos inicia leve recuperação no segundo trimestre de 2021


No período, a procura por automóveis novos cresceu 5%, em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Somente em abril, essa demanda registrou um acréscimo de +16%, em relação à abril de 2020.

As categorias de 0KM mais buscadas foram Hatch (26%), SUV (22%) e Pick-UP (21%). Enquanto a Fiat tornou-se a marca com o maior número de visitas em veículos novos, seguida pela Chevrolet e Volkswagen. Já o modelo mais procurado no trimestre foi o Fiat Strada, em segundo lugar o Chevrolet Onix e a Fiat Toro em terceiro.

Agora, quando o assunto são veículos seminovos, podemos dizer que a demanda começou a dar sinais de recuperação. No segundo trimestre do ano, após a instabilidade causada pela crise sanitária de Coronavírus, foi registrado um leve crescimento de 5%, em relação ao mesmo período de 2020. O mês de maior aumento na demanda foi abril, com crescimento de +22%, comparado ao mês de abril de 2020.

Em seminovos, a categoria mais buscada no trimestre foi a Hatch, com 28% dos registros. Sedã (25%) e SUV (17%) ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já a marca com o maior volume de seminovos visitados no Mercado Livre foi a Chevrolet. Seguida pela Volkswagen e Fiat .

Em linha com 2020, o Honda Civic foi o modelo seminovo mais visitado no segundo trimestre de 2021, seguido pelo VW Gol e Toyota Corolla. Contudo, existem algumas diferenças por região na busca por seminovos. “Por exemplo, no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e na cidade de Sorocaba identificamos que o preferido é o VW Gol. Já na na zona oeste de São Paulo é o Toyota Corolla. Enquanto em São José dos Campos é o Chevrolet S10”, conta Avila.