A LaLiga, principal associação de futebol da Espanha, e a Microsoft Corp. anunciaram uma expansão de sua parceria com foco na transformação digital da experiência esportiva em todo o mundo. As empresas também colaborarão no desenvolvimento de soluções de tecnologia para a indústria de mídia e entretenimento por meio da oferta de tecnologia da LaLiga, a LaLiga Tech .
Como ‘Parceira de Tecnologia e Inovação global da LaLiga’, a Microsoft ajudará a desenvolver novas tecnologias e alavancar soluções existentes que irão impulsionar a inovação em toda a indústria esportiva, incluindo:
• Para fãs de esporte: Azure Event Hubs, Azure Data Lake, Azure Databricks e Azure Machine Learning fornecerão cobertura de partida aprimorada por dados, opções de streaming OTT personalizadas, como seleção de ângulo de câmera nas partidas. A LaLiga também oferecerá novas experiências, como realidade aumentada, realidade virtual e replays 3-D;
• Para detentores de direitos, transmissores e parceiros comerciais: Azure, Dynamics 365, Power BI, Banco de Dados SQL e Azure Cosmos DB, o Azure Machine Learning permitirá uma plataforma de streaming OTT aprimorada que apresenta recomendações personalizadas e experiências aprimoradas com conteúdo, jogos e serviços relevantes;
• Para gerentes de estádio: Power BI e Azure simplificarão as operações do estádio por meio de inovações em segurança e aproveitarão o 5G para experiências dentro do estádio unificadas.
Como parte da colaboração, a LaLiga utilizará o Microsoft Azure, incluindo IA e aprendizado de máquina para sua plataforma LaLigaSportsTV OTT e plataforma Mediacoach (estatísticas de correspondência e visualização), para reinventar experiências e formatos audiovisuais interativos.
“Valorizamos a Microsoft como nosso parceiro de tecnologia e inovação, e apreciamos como eles colaboram profundamente para construir soluções inovadoras destinadas a resolver os desafios de negócios específicos de nosso setor”, disse Javier Tebas, presidente da LaLiga. “Estamos entrando em uma nova era em que a tecnologia se tornará o centro da experiência dos fãs e os insights de dados impulsionarão o próximo estágio de crescimento global”.
“Estamos entusiasmados em expandir nossa parceria com a LaLiga, à medida que ela dá mais passos ousados para aprofundar o envolvimento com suas centenas de milhões de fãs, ao mesmo tempo em que traz novos modelos de negócios para o mercado com a nuvem da Microsoft e recursos de IA”, disse Jean-Philippe Courtois, EVP e Presidente Global de Vendas, Marketing e Operações, Microsoft Corp. “A Microsoft tem o orgulho de ajudar a acelerar a inovação digital da LaLiga e capacitar novas oportunidades de negócios nas indústrias de esportes e entretenimento por meio do portfólio de tecnologia da LaLiga”.
A colaboração é a chave para o crescimento e desenvolvimento da LaLiga Tech, por meio da qual a LaLiga reunirá toda a sua gama de tecnologias existentes em uma oferta comercial para a indústria de esportes, desde estatísticas e análises de dias de jogo até a próxima geração de serviços de streaming OTT, para os mais avançados serviços de proteção de conteúdo e sistemas de gerenciamento de acesso a locais.
Isso ajudará a LaLiga a se expandir para uma nova era nos esportes e além e aprimorar a experiência do torcedor criando novas soluções de tecnologia orientadas a dados, movidas por Microsoft Azure, Power BI, Dynamics 365 e Microsoft 365, e fornecer plataforma de tecnologia, serviços e soluções personalizadas a terceiros.
As ofertas se baseiam na rica história de investimento e foco da LaLiga no desenvolvimento de tecnologia inovadora com o objetivo de aprimorar a experiência dos fãs, incluindo um ecossistema de aplicativos robusto no topo dos serviços do Microsoft Azure. A família de aplicativos oficiais da LaLiga teve mais de 113 milhões de downloads em todo o mundo. A LaLigaSportsTV, que fornece uma plataforma de streaming de vídeo OTT gratuita para vários esportes além do futebol, tem mais de 1,5 milhão de usuários registrados.
As soluções aproveitam dados poderosos e IA para fornecer conteúdo personalizado com base nas preferências dos fãs, bem como jogos e vídeos que envolvem fãs casuais e dedicados no dia da partida e depois. Além disso, a LaLiga utiliza os painéis do Microsoft Power BI para fornecer visualização de dados para o público de TV, fan360, mídia social, engajamento da marca, desempenho da web e de aplicativos por país, ajudando a LaLiga e seus clubes a criar experiências mais envolventes e personalizadas.
Com a parceria aprimorada anunciada hoje, a LaLiga e a Microsoft se concentrarão na inovação conjunta e na aceleração da nuvem usando o Microsoft Azure e seus recursos de IA. A colaboração continuará fornecendo à LaLiga, por meio de ativos da LaLiga Tech, novo crescimento e oportunidades de negócios, aproveitando as melhores inovações emergentes no mercado de esportes, empresas de entretenimento e outras empresas comerciais em todo o mundo.