Investimentos em anúncios nas redes sociais aumentam em 18% no segundo trimestre de 2022

Um estudo divulgado pela Emplifi (antes conhecida como Socialbakers), plataforma líder em Social Marketing, Commerce e Care, mostrou um aumento de 19% nos gastos médios mensais com anúncios nas redes sociais, em comparação com o segundo trimestre de 2021. Segundo o relatório, o engajamento se mantém constante no Facebook e Instagram. Abaixo, listamos os principais insights do estudo.

As marcas aumentaram o investimento em mídias sociais

Depois de uma queda notável no primeiro trimestre de 2022, o gasto médio global mensal com anúncios aumentou em 18% no segundo trimestre deste ano, voltando aos patamares acima de US$ 4.200 – um valor próximo ao nível de gastos mais elevados registrados no quarto trimestre de 2021. Em comparação ao mesmo período no ano passado, o gasto médio mensal com anúncios aumentou em 19%, demonstrando que as marcas estão alocando cada vez mais orçamento para alcançar seus públicos-alvo por meio de postagens pagas nas redes.

Instagram permanece dominante em termos de engajamento

No mundo, o Instagram continua a mostrar um engajamento muito mais forte do que o Facebook, com cerca de 32 interações por 1.000 impressões, registradas no segundo trimestre de 2022, o que está no mesmo nível do que foi visto no ano passado. 

Depois de constatar uma queda constante desde o segundo trimestre de 2021, a média de interações em postagens de marcas globais no Facebook tiveram um leve aumento em relação ao trimestre anterior, atingindo seu nível mais alto desde o terceiro trimestre de 2021. No entanto, os níveis do segundo trimestre de 2022 permanecem notavelmente inferiores ao segundo trimestre de 2021, com marcas gerando aproximadamente 5,2 interações por 1.000 impressões no Facebook, uma queda de 15% ano a ano. 

TikTok versus Instagram

Com base nos dados de contas do TikTok e Instagram de 330 marcas globais, analisadas de janeiro a junho de 2022, notou-se que as marcas postam com mais frequência no Instagram (68%) do que no TikTok (32%). Enquanto o alcance e as interações foram maiores no Instagram, o conteúdo de vídeo teve maior engajamento no TikTok. De qualquer forma, ambas as plataformas mostraram uma tendência ascendente ao longo de seis meses em termos de taxa de engajamento, atingindo o pico em junho de 2022, o que reafirma o interesse do usuário por um conteúdo de vídeo envolvente.

“As marcas precisam se conectar com seu público onde quer que estejam e a mídia social é parte integrante do mix de marketing”, disse a CMO da Emplifi, Zarnaz Arlia. “Não é segredo que o aumento da popularidade do TikTok continua. O que é certo, é que no mundo de hoje, ter e manter uma presença sólida no TikTok e no Instagram é essencial para alcançar o seu público.”