GM faz parceria para expandir soluções de recarga de EVs

Os carros elétricos já representam quase 10% das vendas globais. A previsão é de um outro salto até o fim deste ano. A ampliação da infraestrutura de recarga tem sido fundamental para a mais rápida adesão dos EVs. Contudo, de acordo com levantamento feito pela General Motors, nove em cada 10 usuários costumam fazer a grande maioria das recargas na própria residência ou no trabalho, aproveitando o período que o automóvel permanece estacionado. Por isso, para uma completa experiência com este tipo de carro, possuir uma estação de recarga particular é fundamental.

No intuito de expandir a rede de recarga residencial, a GM está se unindo a WEG e a Eletricus para prover serviços customizados e estação de recarga em corrente alternada (AC) de última geração que passam a ser ofertados pela rede Chevrolet especializada em EVs. Atualmente são 78 concessionárias devidamente habilitadas para comercializar as soluções de recarga, além da venda e assistência técnica de veículos elétricos da marca.

“A GM tem o compromisso de liderar o futuro da eletrificação com sua visão de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, tornando-se uma empresa neutra em carbono até 2040. Vamos oferecer a mais ampla linha de EVs do mercado para complementar o portfólio atual, além de serviços ligados a conectividade e a mobilidade elétrica, por exemplo. Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até suporte para adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, explica Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos da GM América do Sul.

No caso da parceria com a WEG, o foco está em tecnologias específicas para estações de recarga gerenciaáveis de parede ou fixos que permitem recarga até três vezes mais rápido que o padrão disponível no mercado (7,4 kW), com potência que pode chegar a 22 kW, dependendo da rede elétrica disponível – essa capacidade já é compatível com os EVs de futura geração da Chevrolet, que serão produzidos sobre a inovadora plataforma Ultium. Assim, bastarão 15 minutos na tomada para que estes veículos ganhem aproximadamente 40 km extra de autonomia, que é a distância média diária percorrida pelo brasileiro.

Interessante que esta estação de recarga Wall Charger Chevrolet pode ser conectada à internet para que o cliente possa monitorar e comandar a operação de recarga remotamente via aplicativo. Traz a possibilidade de acesso via via cartões de proximidade (RFID), aplicativo para celular e ainda uma gestão avançada via plataforma WEB, permitindo a medição de energia consumida por cada usuário para cobrança individualizada da fatura — recurso muito valorizado para condomínios.

O equipamento também pode ser conectado a uma instalação que já possua geração de energia solar e ser instalado em grupos para atender vários usuários em condomínio ou grandes estacionamentos, tudo com controle de demanda de potência para não sobrecarregar a infraestrutura elétrica, permitindo uma recarga segura através do Smart Charging System. Além disso, conta com proteção contra chuva e raios solares – podendo ser instalado em área descoberta – e possuí cabo do conector com 5 metros de extensão.

Carregador portátil

Todos os EVs da marca Chevrolet já saem de fábrica com um carregador portátil, limitado a 2,2 kW. Pensando naqueles consumidores que buscam por um equipamento portátil mais avançado e potente, a GM se uniu a Eletricus para oferecer uma solução inovadora: o carregador portátil Smart Chevrolet, com potência que vai até 7,4kW, entregando em média 40 km de autonomia por hora de recarga. Assim, é possível recarregar de 0 a 100% a bateria do Bolt EUV pelo período de uma noite, por exemplo.

Compatível com tomada residencial e industrial, esse acessório possui tecnologia que reconhece a qual tomada vai ser conectado e limita a potência de recarga, a fim de evitar sobrecargas. Além disso, oferece maior velocidade de recarga sendo ideal para quem se desloca com frequência e precisa repor a autonomia do veículo de forma rápida, em locais em que não dispõem de carregador fixo de maior potência. Compacto, ele se encaixa perfeitamente no compartimento específico no porta-malas que abrigaria o equipamento original do carro e acompanha bolsa para transporte, suporte para fixação e plugues para tomada de três pinos padrão brasileiro de 20 A e tomada industrial de 32 A – outros tipos plugues podem ser adquiridos junto ao parceiro.

Tanto o carregador de parede Wall Charger Chevrolet quanto o carregador portátil Smart Charger Chevrolet possuem tecnologia de proteção à oscilação de energia e curto-circuito, a fim de evitar danos ao sistema elétrico do veículo e também ao da edificação.

Atualmente, comparando o preço da energia elétrica com o de combustíveis como a gasolina e o etanol, pode-se dizer que o custo por quilômetro rodado de um carro com motor elétrico de porte intermediário é de três a quatro vezes mais barato que o de um similar equipado com motor a combustão. Sem falar que o veículo 100% elétrico é o único zero emissões de carbono e de poluentes. Por isso nem escapamento tem.

Vale destacar que os EVs da Chevrolet também são compatíveis com estações de recarga ultrarrápidas de corrente contínua (DC), geralmente encontrados em eletropostos. Com estas estações são estimados até 144 km de autonomia extra em apenas 30 minutos, para o Bolt EUV, por exemplo.

Independentemente do tipo de estação de recarga, os EVs da Chevrolet permitem que o usuário programe o período de recarga para aproveitar a menor tarifa. Pela tela do veículo é possível ainda configurar a potência máxima de energia e limitar o percentual de recarga das baterias.

A jornada de eletrificação da GM deu seu início comercial no Brasil em 2019, com o lançamento do crossover Chevrolet Bolt EV, modelo que recebeu atualizações visuais e de conteúdo no ano passado. Em 2023 foi a vez da estreia do Bolt EUV, o primeiro SUV elétrico da marca. Ambos oferecem baterias de 66 kW e motor de 203 cavalos de potência e torque instantâneo com 360 Nm força. O maior diferencial da linha Bolt em relação a concorrentes é a autonomia das baterias, que supera em até 50% a de concorrentes de mesma categoria, de acordo com dados do INMETRO. O Bolt EUV é capaz de rodar média de 456 km no ciclo WLTP, 397 km no ciclo EPA e 377 km no ciclo do INMETRO. Esta diversidade simula diferentes tipos de uso do automóvel, sendo o urbano onde o EV imprime sua melhor condição de eficiência energética.

A GM já anunciou que prepara o lançamento em breve de dois SUVs elétricos Chevrolet de futura geração: o Blazer EV e o Equinox EV, que já vão utilizar a plataforma Ultium. A estrutura de engenharia da GM no Brasil aliás está contribuindo para o desenvolvimento global desta nova família de veículos — é a primeira vez que isso acontece no país, com o Campo de Provas de Indaiatuba e o Centro Tecnológico de São Caetano do Sul se envolvendo com testes de EVs.

Ficha técnica

Carregador Wall Charger Chevrolet (potência máxima)

7.4 kW (230V/1F ou 2F/32A)​

12,7kW (230V /3F/32A)​

22kW (415V/3F/32A)​

Carregador Portátil Smart Chevrolet (potência máxima)

3,7kw (230V, 1F ou 2F, 16A) — Tomada de três pinos padrão brasileiro

7,4kW (230V, 1F or 2F, 32A) — Tomada industrial de 32 A