Pesquisa conduzida pela Nielsen para o TikTok revela que 76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos e 72% participariam de tendência/hashtag iniciada por uma marca
O TikTok é uma plataforma em que a expressão criativa e a autenticidade são os principais atrativos para uma comunidade que busca criar cultura e descobrir entretenimento. Uma comunidade que não é apenas feita por criadores que vêm todos os dias ao TikTok para compartilhar os mais diferentes tipos de conteúdo, como também por marcas, que através do TikTok For Business, têm se conectado de uma forma única com novas audiências. Desde o lançamento da plataforma de anúncios no Brasil, no fim do ano passado, elas têm encontrado oportunidades e estão reconhecendo o valor que a autenticidade traz para essas conexões.
Com o objetivo de fornecer às marcas insights mais aprofundados sobre o que significa “ser real” na plataforma, o TikTok divulga nesta quinta-feira, dia 5, o “Estudo sobre Autenticidade”, conduzido pela empresa de pesquisas Nielsen contratado pelo TikTok.
Comunidade e autenticidade
A pesquisa revelou que o TikTok é o único app (entre os principais aplicativos de vídeo/social) em que as pessoas declaram “para levantar meu ânimo” como uma das principais razões para usar.
As pessoas não precisam ser perfeitas e isso é perfeito. Todos têm lugar na comunidade do TikTok e são aceitos. E isso faz com que as pessoas se conectem descobrindo novos conteúdos.
Segundo o estudo, 88% dos usuários acham que o TikTok é um lugar onde as pessoas podem se expressar abertamente; 81% dos usuários sentem que podem ser eles mesmo quando usam o app e 60% dizem que a descoberta de novos conteúdos é uma razão para usar o aplicativo, sendo que 92% afirmam descobrir conteúdos novos e que gostam.
De acordo com a pesquisa, 75% dos usuários têm um senso de comunidade quando usam o app e 80% se identificam com o conteúdo que veem no TikTok.
Autenticidade no marketing
Na relação das marcas com a comunidade TikTok não é diferente. As empresas estão abraçando o espírito criativo e autêntico do TikTok. Elas têm a oportunidade de criar TikToks que falam com a comunidade e a convidam para entrar na conversa, alcançando potenciais consumidores de maneira inovadora. O estudo revela que 73% de todos os usuários acham que a publicidade no TikTok é única e diferente e 61% que os anúncios se misturam com o conteúdo, o que faz com que a experiência seja fluída e o usuário tenha a mesma sensação de estar consumindo um conteúdo orgânico da plataforma.
“A autenticidade e a criatividade são fatores chave para as marcas criarem uma conexão significativa com a comunidade. As tendências no TikTok criam movimentos que saem da plataforma e se tornam parte do nosso dia a dia. É esse tipo de engajamento e relevância que as marcas buscam.” – explica Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais para Negócios do TikTok For Business na América Latina.
Mais de 70% dos usuários querem saber mais sobre produtos anunciados
A pesquisa mostra também que 76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos; 67% dizem que não se importam com os anúncios se eles forem divertidos e 72% participariam de uma tendência/hashtag iniciada por uma marca.
Esse cenário, destaca o estudo, tem potencial para se refletir em conversão de vendas, especialmente com recursos disponíveis no TikTok for Business: 72% dos usuários têm interesse em aprender mais sobre o produto/marca ao ver um anúncio na plataforma; e 1 em cada 3 comprou algo que não estava considerando antes.
“Vemos o impacto positivo que a criatividade e as histórias das marcas trazem para a comunidade TikTok e para a experiência na plataforma. Ficamos felizes em saber que o TikTok tem se mostrado uma peça importante nas estratégias de marketing das marcas, pela sua eficiência e resultado de alcance global. Vamos seguir investindo em soluções que permitam as marcas gerar inspiração, serem descobertas e se conectarem de maneira significativa com a comunidade do TikTok”, finaliza Comazzetto.
A pesquisa foi encomendada pelo TikTok para entender as percepções dos usuários sobre conteúdo e autenticidade das marcas na plataforma. Foram entrevistados usuários frequentes de mídias sociais, com mais de 18 anos, entre 23 de fevereiro e 2 de março de 2021.