O último dia do IAB NEXT 2021, principal evento do IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País, teve a apresentação dos setores que mais investiram em plataformas digitais nos últimos 18 meses. Os dados fazem parte do estudo exclusivo do Digital AdSpend, idealizado com a parceria do IAB Brasil e a Kantar IBOPE Media, e que mostra uma visão estratégica dos investimentos em mídia digital no Brasil, além de visões setoriais e análises inéditas.
Em 2020, o estudo mostra que os Top 15 setores concentraram mais de 94% das compras em mídia digital. Na lista, os cinco setores que tiveram destaques nos investimentos foram: Serviços ao Consumidor, Comércio, Financeiro/Securitário, Mídia e Eletros.
Desse total, alguns setores destacam-se por um maior share dentro do investimento digital do que sua participação correspondente no total meios. São eles: Serviços ao Consumidor (21,9%), Financeiro (12,2%), Mídias (7,6%), Eletrônicos (6,8%), Turismo (4,3%), Imobiliário (2,5%) e Vestuário (1%) com sinalização diferenciada na tabela abaixo:
![](https://ci6.googleusercontent.com/proxy/iqcMi9hRyfUo8U2X7WxDtSIq9hdmr2BncnttHNGChaVNmgbzSZ-I-zagqxP26wGm2Qpxsb28B6b0p8Sn-BbkfXY4XAx9jK7fY8PbcYjrEQJVeISPhPueo3yRhiJmCE8kH_oy6ytswxpmDNcFEE6DhPqiOWs_VdAo3LH5fY6X3tlt1c9E6LdCSsN4rSEq5uJe188uERJa1JEmlMk=s0-d-e1-ft#https://files.pressmanager.net/clientes/20703f823ac3589705fbf598e1ed1f66/imagens/2021/09/30/804e7a484c7be405fe70b40bbc97f53d_medium.jpg)
á no primeiro semestre de 2021, os mesmos 15 setores totalizaram 93% dos investimentos em Digital. O destaque para este período fica para alguns setores que ampliaram a sua participação em mídia digital, como é o caso do Imobiliário que passou de 11º para 7º lugar e Turismo que subiu da 8ª para 5ª posição. Veja abaixo:
![](https://ci5.googleusercontent.com/proxy/AJIYl0jrkqqARCesvZr5Fp6fnuv5yqCNo5yef99ZqVU81piigYcVwakz7kht8-TH44kB2RqokI7PRLyPXQH3JbXa8sHnux9Tb6K5pvweFCujdnwcus82aOiGVWnOl_BsDnwpiLd1IJe5oXj-vBrw9g2V16Yb_hmqRgU6m_ufqZGkSHTXX-K6lDb6yYi9nv-FgOfIsbL1Hi-3QOw=s0-d-e1-ft#https://files.pressmanager.net/clientes/20703f823ac3589705fbf598e1ed1f66/imagens/2021/09/30/64f8d5bdf200467165c29fd50be3fdec_medium.jpg)
Competitividade
Durante o ano de 2020 e primeiro semestre de 2021, o Digital AdSpend mostra que o aumento de anunciantes em plataformas digitais no Brasil refletiu no crescimento e nas oportunidades de negócios na publicidade digital. Apesar de os crescimentos mais importantes ocorrerem nos setores Imobiliário, Eletros e Serviços, com mais de 100% de variação, a tendência também ocorre nos bens de consumo, nos FMCGs, já que Bebidas, Alimentos, Higiene Doméstica e a Higiene&Beleza trazem crescimentos acima de 50% no número de anunciantes detectados, conforme abaixo:
![](https://ci6.googleusercontent.com/proxy/uoudnkeBRBeN0EA4BErtJ9OzRTe35AwHNO6BUFAW5W9lN10siCydPxYgnovC7ZP0c_F_bPfTf8QDsSrpGoEubuJM10e5EinU2_G1nP0llb2zSPggxsUKJPInkYbsDvEynTOOX4Uxe2ABPpI2DbydG6sSG8k3tWmNa0JLG_yrinaoRQXjFlmIEDEx5rxIaVZSWXCagOwXNiRa1M4=s0-d-e1-ft#https://files.pressmanager.net/clientes/20703f823ac3589705fbf598e1ed1f66/imagens/2021/09/30/70c44d449eecd4eea4a100e4736ceaea_medium.jpg)
“O estudo reforça o aumento no número de anunciantes presentes nas plataformas digitais. Se por um lado isso representa mais concorrência pela atenção e lembrança do consumidor, por outro, representa um expressivo aumento de oportunidades de negócios para agências e media owners no cenário digital”, comenta Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media do Brasil.
Evento
O IAB NEXT 2021 é um evento anual do IAB Brasil e que aborda as principais tendências, inovações e insights sobre o mercado da publicidade digital no Brasil e mundo. Neste ano, o evento foi totalmente digital e gratuito e abordou temas como Dados e Mensuração, Tecnologia e Automação, Vídeo e Streaming e Business Transformation.
“O IAB NEXT deste ano foi um sucesso, com cerca de 4 mil pessoas inscritas e trouxemos, mais uma vez, importantes insights e análises sobre o setor com o objetivo de contribuir, cada vez mais, para o mercado de publicidade digital no Brasil”, diz Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
Além das palestras e importantes debates sobre as inovações e tendências do setor, durante os quatro dias do evento foram divulgados os dados exclusivos do Digital AdSpend, que teve um novo formato de análise das informações, proporcionado pela parceria com a Kantar IBOPE Media. O documento completo estará disponível em outubro de 2021 no site do IAB Brasil.
Para conferir as palestras do IAB NEXT 2021, acesse o link.