Estudo feito pela Kantar IBOPE Media e IAB Brasil, apresenta a radiografia dos setores que mais investiram no Digital em 2020/21

O último dia do IAB NEXT 2021, principal evento do IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País, teve a apresentação dos setores que mais investiram em plataformas digitais nos últimos 18 meses. Os dados fazem parte do estudo exclusivo do Digital AdSpend, idealizado com a parceria do IAB Brasil e a Kantar IBOPE Media, e que mostra uma visão estratégica dos investimentos em mídia digital no Brasil, além de visões setoriais e análises inéditas.

Em 2020, o estudo mostra que os Top 15 setores concentraram mais de 94% das compras em mídia digital. Na lista, os cinco setores que tiveram destaques nos investimentos foram: Serviços ao Consumidor, Comércio, Financeiro/Securitário, Mídia e Eletros.

Desse total, alguns setores destacam-se por um maior share dentro do investimento digital do que sua participação correspondente no total meios. São eles: Serviços ao Consumidor (21,9%), Financeiro (12,2%), Mídias (7,6%), Eletrônicos (6,8%), Turismo (4,3%), Imobiliário (2,5%) e Vestuário (1%) com sinalização diferenciada na tabela abaixo:

á no primeiro semestre de 2021, os mesmos 15 setores totalizaram 93% dos investimentos em Digital. O destaque para este período fica para alguns setores que ampliaram a sua participação em mídia digital, como é o caso do Imobiliário que passou de 11º para 7º lugar e Turismo que subiu da 8ª para 5ª posição. Veja abaixo:

Competitividade


Durante o ano de 2020 e primeiro semestre de 2021, o Digital AdSpend mostra que o aumento de anunciantes em plataformas digitais no Brasil refletiu no crescimento e nas oportunidades de negócios na publicidade digital. Apesar de os crescimentos mais importantes ocorrerem nos setores Imobiliário, Eletros e Serviços, com mais de 100% de variação, a tendência também ocorre nos bens de consumo, nos FMCGs, já que Bebidas, Alimentos, Higiene Doméstica e a Higiene&Beleza trazem crescimentos acima de 50% no número de anunciantes detectados, conforme abaixo:

“O estudo reforça o aumento no número de anunciantes presentes nas plataformas digitais. Se por um lado isso representa mais concorrência pela atenção e lembrança do consumidor, por outro, representa um expressivo aumento de oportunidades de negócios para agências e media owners no cenário digital”, comenta Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media do  Brasil.

Evento


O IAB NEXT 2021 é um evento anual do IAB Brasil e que aborda as principais tendências, inovações e insights sobre o mercado da publicidade digital no Brasil e mundo. Neste ano, o evento foi totalmente digital e gratuito e abordou temas como Dados e Mensuração, Tecnologia e Automação, Vídeo e Streaming e Business Transformation.

“O IAB NEXT deste ano foi um sucesso, com cerca de 4 mil pessoas inscritas e trouxemos, mais uma vez, importantes insights e análises sobre o setor com o objetivo de contribuir, cada vez mais, para o mercado de publicidade digital no Brasil”, diz Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Além das palestras e importantes debates sobre as inovações e tendências do setor, durante os quatro dias do evento foram divulgados os dados exclusivos do Digital AdSpend, que teve um novo formato de análise das informações, proporcionado pela parceria com a Kantar IBOPE Media. O documento completo estará disponível em outubro de 2021 no site do IAB Brasil.

Para conferir as palestras do IAB NEXT 2021, acesse o link.