Dia dos Pais: 1 em cada 3 consumidores pretende gastar entre R$100 e R$200

O Dia dos Pais já começou a movimentar o varejo brasileiro. Para conhecer as expectativas dos consumidores em relação a data, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, realizou uma pesquisa com 3.088 consumidores sobre a intenção de compra no final de julho. Dos participantes ouvidos, 45% disseram que vão gastar o mesmo valor que em 2022 em presentes, enquanto 39% gastarão mais. Entre os itens de maior interesse para presentear os pais estão: itens de moda (36%), produtos de tecnologia (26%) e ferramentas (12%).

A pesquisa revela ainda que 1 a cada 3 consumidores deve investir entre R$100 e R$200 em presentes, enquanto 25% pretendem gastar mais de R$300. E para pagar as compras, a preferência é o cartão de crédito, segundo 60% dos entrevistados. “O favoritismo dos cartões está atrelado ao parcelamento das compras: quase metade dos participantes da pesquisa prefere pagar os presentes em até 3 vezes, o que demonstra que os brasileiros estão optando por prazos de pagamento mais curtos”, destaca Lucas Fonseca, gerente sênior de Banco Digital do Mercado Pago. 

O executivo afirma que os consumidores estão se preparando melhor para as compras e estão começando a pesquisar com antecedência em busca de boas oportunidades, evitando deixar para comprar na última hora. 

Além disso, a pesquisa mostra também que os brasileiros estão cada vez mais habituados às compras onlines e se adaptaram bem às novas tecnologias de pagamentos. Prova disso é que a maioria dos  entrevistados (77%) realiza compras online com frequência e 57% demonstraram sua preferência pelo e-commerce em datas sazonais. “Dos consumidores que ainda preferem as lojas físicas, 56% afirmaram que pretendem pagar com cartão por aproximação”, detalha.