Um movimento que vem acontecendo no mercado é a valorização das áreas de CX (Customer Experience – Experiência do Consumidor) e CS (Customer Success – Sucesso do cliente). Só na Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, o número de vagas para esses segmentos subiu 221% nos últimos três meses. Em junho, o número de oportunidades abertas para esses setores era de 280 vagas, enquanto que em setembro o número subiu para 899. Já a quantidade de vagas para palavras chaves como CS, CX e NPS, em 2020 na plataforma foi de 4.700.
Para o cargo de UX (em português significa Experiência do Usuário) que, entre as principais responsabilidades está a de pensar no layout e jornada do cliente dentro do site ou plataforma de uma empresa, por exemplo, a Connekt afirma que foram registradas cerca de 100 vagas neste ano, porém, cerca de 7 mil candidatos se inscreveram, o que mostra o interesse dos profissionais para esses cargos também.
Para Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, escola que seleciona e forma profissionais para o mercado digital, mesmo com o alto interesse para o cargo, ainda falta especialização adequada e por isso sobram vagas em áreas como essa. “Realizamos uma pesquisa recente, chamada Tech Jobs Report, com aproximadamente 55 empresas em todo país e pudemos verificar que, na área de design, o principal requisito é ter habilidades em UX, com 87,5%. A maior concentração de vagas para os próximos meses está em São Paulo, com mais de 1.320 oportunidades que deverão ser anunciadas pelas empresas, seguida por Curitiba, com 220 vagas, Belo Horizonte, com 181, Florianópolis, que espera preencher 178 vagas e Recife, 64″, afirma.
O levantamento da Gama apontou que o salário inicial é de R$ 3.170,00 para UX júnior, e R$ 5.156,00 para nível pleno, no entanto para 66% das empresas entrevistadas falta qualificação e requisitos técnicos para esses profissionais.
Para Tomás Duarte, um dos principais especialistas em Net Promoter Score (NPS) e CEO da Track, startup que monitora indicadores de satisfação de clientes em tempo real por meio de canais digitais, isso deve virar cada vez mais uma tendência. “As empresas entenderam que não é mais suficiente para o negócio apenas vender produtos, é preciso gerar experiência e deixar os consumidores felizes. Investir em CX gera retorno e fidelização de clientes, além de engajamento para a marca”, avalia.
A Track, startup mineira que trabalha com NPS, experiência e satisfação do cliente, prevê um crescimento da empresa e um aumento em candidaturas. Atualmente, a startup conta com 11 vagas abertas, mas em 2021, prevê a abertura de outras 50 vagas até o primeiro trimestre.
Segundo levantamento sobre profissões emergentes 2020, realizada pelo Linkedin, o especialista em sucesso do cliente aparece em 4º lugar no ranking de 15 posições e atualmente, existem cerca de 1.500 vagas abertas no Brasil e anunciadas no site com a palavra chave customer experience.
“Um dos movimentos de experiência do cliente que vemos atualmente é a ascensão dos avatares das marcas, as experiências digitais que estão sendo proporcionadas, mesmo que de modo on-line, e os multicanais como estratégia de aproximar clientes das empresas. Portanto, esse tema deve ser cada vez mais estratégico para os negócios”, finaliza Duarte.