Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a região onde vivem os consumidores pode gerar interesse por produtos de segmentos diferentes, assim como impactar nos hábitos de consumo. A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, buscou entender o comportamento regional dos usuários e mapeou as categorias e os itens que têm se destacado de norte a sul do país. A comparação foi feita em relação à média nacional, levando em conta os produtos que estiveram em ascensão em cada estado, entre janeiro e abril de 2023, resultando em uma lista de produtos mais vendidos em cada região do país.
Tecnologia de norte a sul
Os itens de tecnologia estão entre os mais desejados pelos consumidores na grande maioria dos estados. No norte do país, fone de ouvido com microfone é o mais vendido no Amapá e no Pará, e o Walkie Talkie aparece como escolha principal no Acre e em Rondônia. No mapa, é possível observar que o produto também é o mais vendido no Mato Grosso.
Ainda em tecnologia e acessórios, no sudeste do Brasil, o suporte para TV é o preferido dos cariocas, enquanto no Espírito Santo são as travas de fixação que emendam os fios, ou seja, itens bem práticos para o dia a dia em casa. No Rio Grande do Sul, câmera de segurança é o item mais vendido.
No levantamento de produtos mais vendidos por região – realizado em setembro de 2022, a categoria também foi destaque na maioria dos estados. Com itens como drones (Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins) e os relógios digitais mais esportivos (Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Roraima e Sergipe) e os inteligentes (Ceará, Amazonas, Piauí e Rio Grande do Norte).
Moda: a queridinha dos brasileiros
Dos nove estados da região Nordeste, seis têm produtos da categoria de moda entre os mais vendidos. Na Bahia e em Pernambuco, o sapato social masculino (modelo oxford) é o item preferido, enquanto em Alagoas é o mocassim masculino.
No centro-oeste, os produtos de moda também lideram em dois estados. A bota preta feminina é a mais vendida em Goiás. Já no Sudeste, a categoria tem destaque em Minas Gerais: a calça jeans masculina é a número um dos mineiros.
No ano passado, a categoria também foi a favorita em alguns estados, na Bahia a sandália de amarração fez sucesso, enquanto no Espírito Santo a eleita foi a de “saltinho delicado” ou “salto bloco”. Em Minas Gerais, por sua vez, o consumidor ficou mais à vontade: o interesse maior é pelos chinelos.
Estilo de Vida
Além de moda e tecnologia, itens voltados para lifestyle também são bastante buscados na plataforma em alguns estados. Em São Paulo, por exemplo, o item mais vendido é o jornal para pet biodegradável, o que reforça que os cuidados com os pets são uma prioridade para os paulistas.
Em Santa Catarina, a essência para aromatizador elétrico e umidificador é o produto número um da lista. Já no Mato Grosso do Sul, o capacete para moto feminino é o item mais vendido.
Confira a lista dos itens mais vendidos por região e estado:
Sul
Paraná – Leite em Pó
Santa Catarina – Essência para aromatizador elétrico e umidificador
Rio Grande do Sul – Câmera de segurança com wifi
Sudeste
São Paulo – Jornal para pets
Rio de Janeiro – Suporte para TV
Espírito Santo – Travas de fixação que emendam os fios
Minas Gerais – Calça jeans masculina
Norte
Acre – Walkie Talkies
Amapá – Fone de ouvido com microfone
Amazonas – Relógio digital esportivo
Pará – Fone de ouvido com microfone
Rondônia – Walkie Talkies
Roraima – Relógio digital esportivo
Tocantins – Lanterna
Nordeste
Alagoas – Mocassim masculina
Bahia – Sapato social masculino (Oxford)
Ceará – Decodificador de áudio USB
Maranhão – Relógio digital esportivo
Paraíba – Peças de motocicletas
Pernambuco – Sapato social masculino (Oxford)
Piauí – Relógio digital esportivo
Rio Grande do Norte – Relógio digital esportivo
Sergipe – Decodificador de áudio USB
Centro Oeste
Distrito Federal – Película de Smartwatch
Goiás – Bota preta feminina
Mato Grosso – Walkie Talkies
Mato Grosso do Sul – Capacete para moto feminino