Os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo têm gerado um comportamento dos consumidores que reflete bem o espírito do torcedor neste período. Segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, os gastos em bares, casas noturnas e compra de bebidas disparam quando a Seleção entra em campo — mas no cenário geral, o Varejo tem queda, com diversos estabelecimentos fechando no horário dos jogos e os consumidores focados no Mundial.
Na última segunda-feira (5), quando o Brasil garantiu a vaga nas quartas de final contra a Coreia do Sul, a Rede registrou um aumento de 138% no consumo em bares e casas noturnas, acompanhado de um crescimento de 112% nos gastos no setor de bebidas (na comparação com 6 de novembro de 2021, também uma segunda). Considerando a performance geral do Varejo, entretanto, houve queda — tanto na comparação com 2021 (-2,7% no faturamento total) quanto com a média das segundas-feiras de novembro deste ano (-12%).
Já na sexta-feira (2), quando o Brasil teve seu último jogo na fase de grupos, o setor de bebidas teve avanço de 80,5% no faturamento, e os bares e casas noturnas cresceram 67,7% (comparando com 3 de dezembro de 2021, também uma sexta). No cenário geral do Varejo, houve queda de 4,4% no faturamento na comparação com o ano passado, e redução de 17,3% considerando a média das sextas-feiras de novembro deste ano.