Consumidores lembram mais da publicidade feita pelos influenciadores do que dos anúncios tradicionais, aponta pesquisa da Nielsen, em parceria com YOUPIX

Em 2021, a YOUPIX lançou no mercado de influência o movimento chamado #PubliSemPreguiça, do qual, semanalmente, são destacados os melhores publis da rede, levando em consideração critérios como criatividade, entrega de conteúdo, posicionamento de produto e/ou serviço e engajamento. Esse tema foi assunto do painel que ocorreu durante o segundo dia de YOUPIX Summit 2021, maior evento sobre indústria e economia de creators da América Latina. Rafa Lotto, sócia e Head de Planejamento da YOUPIX, apresentou além da análise, alguns dados de uma pesquisa realizada em parceria com a Nielsen , líder global em medição de audiência e de resultados, sobre publicidade feita por influenciadores.

Segundo o estudo, os consumidores lembram mais da publicidade feita pelos influenciadores do que dos anúncios tradicionais. Em números, a pesquisa indica que a lembrança dos consumidores para anúncios tradicionais foi de 36%, enquanto para anúncios feitos com influenciadores, a média da lembrança global é 59%. E fica melhor: os anúncios feitos com influenciadores brasileiros costumam ter uma média de lembrança ainda maior, 66%.

Para Rafa Lotto, “os produtores de conteúdo são criativos, basta apenas que tenham uma chance para criarem com a marca, ao invés de apenas replicarem um texto que recebem. A audiência adora o publi sem preguiça e interage com o conteúdo. O #publisempreguiça funciona, converte, engaja e vende mais que o publi preguiçoso. Se você é creator, cobre pela sua criatividade como um criativo de agência faz”. Ainda de acordo com outra pesquisa realizada pela Nielsen, a InfluenceScope, solução utilizada para avaliar os criadores de conteúdo e medir a aderência entre creators e marcas, aponta que os produtores de conteúdo sem preguiça performam melhor nas quatro esferas avaliadas:

• Alcance: não só o tamanho, mas a qualidade dessa audiência (baixo índice de fake followers, por exemplo)

• Relevância: o target demográfico atingido, os interesses desses seguidores e a quantidade de publicidade em seu conteúdo.

• Ressonância: engajamento, sentimento com relação ao seu conteúdo, e as menções que recebe nas redes.

• Retorno: performance desse creator quando o conteúdo é patrocinado pela marca X investimento.

Apesar de novos modelos de monetização chamarem a atenção de creators, o patrocínio de marcas é ainda a primeira fonte de receita para muitos e, talvez, a mais desejada. Mas para conquistar espaço na verba limitada de marketing, produtores de conteúdo precisam estar cada vez mais alinhados com os objetivos do negócio da marca e trabalhar a publicidade, não apenas para ocupar lugar no feed, mas para gerar engajamento das audiências, conversas relevantes e resultados concretos com as empresas.

A cada dia, as marcas investem mais dinheiro e energia em Marketing de Influência e apostam em parcelas representativas de seus investimentos na construção de marca e resultados de vendas por meio dessa ferramenta. O crescimento desse mercado, estimado em 15 bilhões de dólares até 2022, de acordo com a Business Insider, é inegavelmente uma realidade.