O bolso mais curto no segundo ano da pandemia de COVID-19 impactou os planos dos brasileiros para o Dia das Mães. Segundo uma pesquisa com 800 brasileiros realizada pelo Google por meio da ferramenta Google Survey em março, 30% dos entrevistados pretendem comprar presentes na data. Outros 29,7% entrevistados estão indecisos sobre presentear ou não neste ano e estão pesquisando mais sobre o tema, o que abre uma oportunidade para empresas apresentarem opções de presente.
Na semana que antecede o Dia das Mães, as buscas pela data no Google estão 220% maiores que em 2020, considerando o volume registrado na semana entre 24 e 30 de abril. O primeiro pico de interesse por presentes para a data foi em 8 de março deste ano, dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Ao contrário de anos anteriores, em que o brasileiro deixava o presente para a última hora, neste ano mais da metade (62%) afirmou que iniciaria as buscas antes da semana do Dia das Mães. Em 2020, esse número foi de apenas 38%. Além disso, 19% afirmam que vão pesquisar mais porque querem comprar um item mais barato.
Onde e o que comprar
Quanto ao canal, apenas 30% das pessoas que pretendem comprar um presente dizem que o farão em lojas físicas, enquanto 25% planejam comprar pelo site da loja, 20% por aplicativos, 11% por redes sociais e 9% por meio de serviços de entrega. Além disso, o preço do produto é o critério mais importante para a decisão de compra este ano, seguido pela qualidade do atendimento e variedade. O preço e prazo do frete, que em geral são fatores importantes, foram mencionados por menos de 20% dos entrevistados neste ano.
Com relação às categorias de produtos mais buscados dos que pretendem presentear, destacam-se moda (40%), beleza e perfumaria (34%), cestas de flores e experiências (17%) e eletrônicos (14%). Em sua maioria (28%), os entrevistados pretendem gastar até R﹩ 100 no presente do Dia das Mães deste ano.