Estudo revela que apenas 11% se preocupam com questões de privacidade quando o aplicativo já vem instalado no smartphone
Enquanto as lojas de aplicativos oferecem milhões de opções para os usuários baixarem e os anunciantes brasileiros gastam mais de 3 bilhões de dólares em aquisição de usuários paga (dados emarketer 2020), os brasileiros contam com um novo caminho para descobrirem os aplicativos.
Em uma pesquisa recente de março de 2021, a Digital Turbine, plataforma de pré-instalação de apps que traz aplicativos diretamente nos dispositivos – o que eles chamam de mídia On-device – mostra que 36% dos brasileiros estão preocupados com a privacidade quando impactados por anúncios de aplicativos pelas redes sociais. Por outro lado, apenas 11% se preocupam com a privacidade quando o aplicativo vem pré-carregado em seu dispositivo. (1000 entrevistados, 2021).
45% dos brasileiros baixam aplicativos ocasionalmente, gostam de descobrir novos caminhos e baixar diferentes opções de apps que ajudam no dia a dia, para entretenimento, etc. Mesmo assim, eles estão atentos com a privacidade, e ver um aplicativo já pré-instalado e oferecido por um novo smartphone torna a decisão de baixá-lo mais fácil.
A cada mês, o software da Digital Turbine é ativado 18 milhões de vezes em novos dispositivos Android, e o número está crescendo. A empresa chegou há um ano ao Brasil e já conquistou a confiança de usuários e fabricantes. “Para o fabricante é uma forma de tornar a vida do consumidor mais fácil e conveniente. Esse é um dos motivos pelos quais estamos presentes em smartphones Android em todo o mundo”, afirma Greg Wester, CMO da Digital Turbine.
“As pessoas estão certas em confiar nos aplicativos pré-instalados. Isso porque o processo de entrada na plataforma está vinculado ao atendimento e às demandas dos próprios fabricantes.” finaliza Greg. Marcas confiáveis oferecem hardware e software totalmente seguros. Além disso, do lado do aplicativo, sua marca está segura dentro de um dispositivo, em meio a um grupo menor de apps para serem vistos e escolhidos, diferente da imensidão de aplicativos disponíveis nas lojas.