Apps pré-instalados apresentam 250 vezes mais conversão do que publicidade mobile tradicional, aponta Digital Turbine

Digital Turbine traz insights e conteúdo educacional para a indústria de publicidade de aplicativos no Brasil, para ajudar a impulsionar estratégias de aquisição de usuários para aplicativos de pequeno, médio e grande porte.

A solução da Digital Turbine é experimentada pelos usuários durante a configuração de novos smartphones pela primeira vez. A solução nada mais é do que a recomendação de aplicativos durante essa configuração, o que torna a jornada de descoberta de aplicativos muito mais orgânica e mais propensa ao teste de novos apps. Para os desenvolvedores e profissionais de marketing, a mídia on-device, como é chamada, traz um conjunto de experiências de usuário projetadas para envolver os consumidores com novos conteúdos e aplicativos.

Os números apontam que a solução está funcionando bem no Brasil. 1 em cada 4 aplicativos pré-instalados em dispositivos são de fato utilizados. Enquanto isso, de acordo com a Digital Turbine, apenas 1 em cada 1000 anúncios para celular é clicado e resulta na instalação e uso de um aplicativo.

As conversões no dispositivo não são apenas muito mais altas, mas suas desinstalações também são mais baixas quando comparadas à mídia tradicional: anúncios, mídia social ou lojas de aplicativos. O que significa que quando o aplicativo é pré-carregado, os usuários tendem a mantê-lo em seus telefones.

Uma comparação de resultados mostra que as taxas de desinstalação de aplicativos de mídia social foram de 37% quando pré-instalados em smartphones e 67% quando baixados de fontes tradicionais, como redes de anúncios. As taxas de desinstalação de apps de compras foram de 34% em smartphones com opção pré-carregada, contra 47% em outras mídias móveis. Os aplicativos de jogos mostraram uma taxa de desinstalação de 36% da pré-carga e 68% da taxa de desinstalação da mídia móvel. Os aplicativos utilitários vêm por último, com apenas 33% de taxa de desinstalação e 50% quando baixados de anúncios, mídia social ou lojas (fontes de dados do relatório de desinstalação da AppsFlyer e plataforma Digital Turbine no mesmo período)

A conversão e valor de vida útil dos apps são melhores quando se trata de aplicativos pré-instalados, o que mostra onde a confiança dos usuários está mais estabelecida. Os aplicativos que querem ser oferecidos em smartphones têm essa opção no Brasil desde 2018, quando a Digital Turbine iniciou atuação em parceria com fabricantes. Em 2020, a empresa anunciou oficialmente sua presença no país.

“Os brasileiros baixam mais aplicativos novos do que os americanos, por exemplo, e a alta taxa de penetração do Android é outra causa de sucesso”, disse Greg Wester, CMO Digital Turbine. “Há 18 milhões de novas ativações de software Digital Turbine por mês em todo o mundo, tornando a mídia on-device uma escolha melhor para aplicativos que desejam ser descobertos”.