Muitos empreendedores encontram dificuldades ou desafios inerentes à migração de seus serviços de entrega para o ambiente digital. A adaptação às ferramentas e à nova dinâmica de trabalho exige, de fato, paciência e tempo para que lanchonetes e restaurantes possam planejar os investimentos necessários. Com a opção pelo aplicativo próprio de delivery, este processo pode se tornar muito mais prático e gerar resultados ainda maiores que outras alternativas de delivery.
O Delivery Direto, unidade de negócios da Locaweb que desenvolve aplicativos próprios de delivery, permite que cada estabelecimento tenha seu próprio canal direto com seus clientes, gerando custos menores do que os quase 30% cobrados pelos grandes players de marketplace. Os clientes da plataforma registram suas histórias de sucesso com o serviço prestado no dia-a-dia.
Um dos casos mais inspiradores está na empresa Chopp da Vovó, idealizada pela dona Maria das Graças (conhecida como Vovó Gracilene), que atualmente conta com 20 colaboradores e uma produção de 2 a 3 mil chopps de 35 sabores diferentes por dia. A empresa começou sua jornada virtual via Whatsapp e, posteriormente, aderiu ao aplicativo próprio para garantir o atendimento de forma mais autônoma.
“Conseguimos migrar bem os clientes para o aplicativo próprio, principalmente quando começou a pandemia. Com a mudança do delivery pelo WhatsApp para aplicativo próprio o negócio cresceu cerca de 3,5 vezes mais em faturamento e hoje meu principal canal de vendas é o Delivery Direto, cerca de 60% das vendas vêm dele”, conta Gabriel Morais, filho de Dona Maria e atual gerente do Chopp da Vovó.
O que também é interessante no aplicativo próprio de delivery é que ele não serve apenas para empresas pequenas que ainda não experimentaram grandes volumes de atendimento ou crescimento nas vendas. A opção por este serviço pode ser estratégica para empreendedores que se deparam com os altos custos de uma operação com várias unidades de atendimento presencial e precisam de alternativas para otimizar as atividades e readequar suas metas para resultados.
É o caso do restaurante Guaiamum Gigante, de Recife (PE), que já chegou a ter nove unidades e passou por um processo inicial de adesão ao delivery via marketplaces. Após refletir sobre os valores de comissão cobrados por estas plataformas, o gerente do restaurante, Cristiano Falcão, decidiu investir em um aplicativo próprio e, ao escolher o Delivery Direto, executou algumas estratégias para migração dos clientes dos marketplaces.
“Nós mandamos um cartão nos pedidos informando sobre desconto na primeira compra pelo app próprio. Nossa embalagem tem um QR Code direcionando para o app. E o resultado está aí, temos mais de 7 mil clientes no delivery, e de 20% a 25% de clientes novos entrando todo o mês na plataforma. Isso é muito bom”, destaca Falcão.
Para Allan Panossian, diretor e fundador do Delivery Direto, “o delivery tem se consolidado como uma tendência para o consumidor que busca comodidade e praticidade, no entanto, no atual cenário, vemos o serviço também como uma opção tanto para o restaurante que precisa manter sua operação saudável e pode contar com uma plataforma para ter maior organização e autonomia de operação, quanto para o cliente que quer receber suas refeições em casa”.