O consumidor está cada vez mais conectado a diversas plataformas, e a jornada omnichannel veio para ficar. Dados da pesquisa “A opinião do consumidor sobre experiências omnichannel”, realizada pela All iN e Social Miner , em parceria com a Opinion Box, revelam, por exemplo, que a quantidade de brasileiros que hoje consomem de forma híbrida já chega a 60%, e que 16% do público estreou nas compras online em 2020.
Como consequência disso, e diante da transformação digital robusta que estamos vivendo, marketing e tecnologia nunca estiveram tão juntos, trabalhando com o mesmo propósito de ampliar os pontos de contato direto entre consumidores e marcas, ajudando pessoas a encontrar o que precisam, quando precisam, e empresas a otimizar a experiência que proporcionam principalmente ao atrair, identificar, entender e engajar potenciais clientes.
Se “dados são o novo petróleo”, é entre um grupo seleto de martechs que encontramos as ferramentas necessárias para coletar, integrar e, principalmente, refinar esse dados, transformando-os em informações capazes de apontar novas tendências e estratégias que estreitam o relacionamento com os consumidores, sempre com ações personalizadas, embasadas no comportamento deles. Tudo isso faz com que as martechs se tornem fundamentais para a expansão das empresas, sendo uma peça chave para o crescimento, ainda mais diante da enorme concorrência que podemos observar no ambiente digital hoje.
Além disso, no atual cenário de consumo, que está em constante mudança, as martechs também se tornaram protagonistas por sua grande capacidade de se transformar conforme a necessidade dos negócios. A Social Miner & All iN, por exemplo, unem dados de consumo, tecnologia e humanização para compreender o contexto e o momento da jornada de compra de cada usuário e identificar a linguagem e comunicações ideais para alcançar cada um de forma personalizada. Hoje, as estratégias e expectativas de crescimento das marcas são bastante norteadas pelas ferramentas e soluções oferecidas pelas martechs. No futuro, serão ainda mais.