Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sua privacidade ao usar a Internet, 82% deles dizem se sentir positivos ou muito positivos sobre as marcas encerrarem o uso de dados pessoais para fins publicitários. Além disso, 53% estão ajustando suas preferências para rejeitar os cookies ao navegar em determinados sites.
Os dados são da pesquisa sobre as preocupações e atitudes dos consumidores relacionadas com a publicidade em toda a Europa. O levantamento foi encomendado pela Seedtag, adtech de origem espanhola líder em publicidade contextual na Europa e na América Latina, e conduzido pela empresa internacional de análise de dados e pesquisa de mercado YouGov.
Apesar das preocupações com a privacidade, os consumidores ainda gostam de ver anúncios em troca de conteúdo editorial gratuito. Ao invés de pagar por uma assinatura, pagar por conteúdos ou ler um número limitado de textos gratuitos, 58% dos entrevistados dizem se sentir confortáveis com métodos híbridos ou sustentados por anúncios de financiamento de conteúdo editorial online. De acordo com Daniel Freixo, Vice-Presidente para a América Latina da Seedtag, “isso destaca a necessidade de uma publicidade que respeite a privacidade do usuário, uma vez que as marcas podem aproveitar o fato de que a maioria deles ainda está disposta a receber anúncios”.
“Os consumidores estão cada vez mais assumindo o controle de seus próprios dados e expectativas em relação a sua privacidade. Nossa pesquisa demonstrou que os usuários entendem o que querem e o que esperam de marcas e publishers. Os países têm requisitos diferentes e tanto as marcas quanto os anunciantes precisam entender isso e adaptar a abordagem dependendo da região. Esta é uma oportunidade relevante, porque os usuários parecem apoiar a mudança para um ambiente sem cookies. Logo, como indústria, precisamos procurar alternativas que não exijam a necessidade de dados pessoais”, complementa Freixo.
Outras descobertas
A pesquisa também mostra que53% dos consumidores sentiram que anúncios incorporados em conteúdos de alta qualidade eram mais propensos a chamar sua atenção. Metade dos participantes considerou a criatividade e o conteúdo visual entre os dois principais fatores mais importantes no valor de lembrança e apelo de um anúncio. Entre os entrevistados, 64% se sentiram muito positivos sobre marcas cujos anúncios foram incorporados em conteúdos que os interessavam.
Para chegar aos resultados, a Seedtag e a YouGov conversaram com 3 mil usuários de Internet da França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Reino Unido, perguntando sobre suas preocupações com privacidade e suas preferências para serem direcionados online. O levantamento também se concentrou no que eles mais valorizam na publicidade online, no que estão expostos e no contexto exibido. Para garantir que os entrevistados fossem representantes da população da vida real, a equipe de pesquisa especializada da Seedtag analisou as idades em comparação com o gênero e a região.
Desde o seu lançamento, em 2014, a Seedtag foi pioneira no uso de Inteligência Artificial e Machine Learning para criar sua tecnologia contextual, a LIZ®, e construiu uma solução de publicidade de privacidade em primeiro lugar no mercado, que atualmente é líder na Europa e na América Latina. Com o recente investimento de 250 milhões de euros que captou, a empresa planeja aumentar ainda mais a escala da LIZ®, bem como expandir sua inovação e operações globais.