A Rocket Lab, empresa de tecnologia especializada em impulsionar o crescimento exponencial de usuários e suas atividades em aplicativos mobile, destaca 5 ações que agências e anunciantes devem considerar em suas estratégias de marketing digital em 2021.
1. Presença obrigatória no Mobile
Segundo o eMarketer, as pessoas usaram o celular em média por 4 horas e 6 minutos em 2020, 26 minutos a mais do que em 2019. É sem dúvida o dispositivo preferido para se conectar à internet para resolver qualquer necessidade de comunicação, consumo, entretenimento, trabalhar ou estudar.
Os usuários aumentaram seu nível de engajamento com anúncios para celular em 15% nos últimos meses, de acordo com dados do MobileFuse. Os criativos dos anúncios muito provavelmente cativaram melhor a atenção dos usuários, o que beneficiou não apenas os anunciantes, mas também as marcas e as redes sociais como meios eficazes de impacto.
2. Vendas nas redes sociais
Postagens com opção de compra aos usuários são publicações que permitem venda de produtos/ serviços em determinadas plataformas sem a necessidade de usar um navegador, transformando as redes sociais em novos catálogos de vendas para agilizar o processo de compra com alguns cliques.
O comércio em redes sociais já é uma tendência: 71% dos consumidores recorrem às redes sociais em busca de inspiração para comprar, de acordo com a Envato (um grupo que comercializa criatividade digital) e essa preferência deve continuar a aumentar.
3. Incentivar recomendações e avaliações
O consumidor busca saber informações reais, úteis e familiares sobre os produtos ou serviços que deseja adquirir, além das descrições oferecidas por uma marca ou loja.
Por isso, é imprescindível habilitar um espaço nas diferentes plataformas e redes sociais, onde usuários possam avaliar e compartilhar mais detalhes sobre como é o produto, como funciona, do que gostaram ou não, além de perguntar quem já comprou. Desta forma, consegue-se uma maior interação e envolvimento entre usuários e marcas, graças à sua autenticidade e realismo.
4. Saiba como medir os resultados de marketing de influenciadores
Promover conteúdo por meio de influenciadores e micro influenciadores já era uma tendência que só se acelerou com a pandemia, mas enfrenta cortes de orçamento que começaram em 2020 e continuam em 2021 em alguns setores.
O marketing de influenciadores atua em uma estratégia de reconhecimento de marca, oferece um amplo escopo e permite gerar conversas com os usuários, que por passarem mais tempo conectados durante o confinamento, consomem mais conteúdo criado por influenciadores.
O mais importante no planejamento de uma estratégia de marketing de influenciador é a escolha do influenciador, que deve ter uma personalidade de acordo com a marca e seus valores, bem como definir as métricas que ajudarão a saber o impacto da campanha, que é medido em termos de engajamento e interação, não vendas. Em relação ao conteúdo, deve-se considerar o que agrega valor ao público.
5. Melhorar o atendimento ao cliente nos canais digitais
2020 acelerou a presença no digital tanto de marcas quanto de mais consumidores. Isso significa que o atendimento ao cliente também deve estar disponível no mundo online. Em 2021, as interações de atendimento ao cliente por meio de canal digital deve aumentar 40% e o número de canais online de uma marca aumentará de 8 para 11, de acordo com dados da Forrester.
Diante desse panorama, é preciso melhorar a capacidade de atendimento e logística do pessoal responsável pelo atendimento ao cliente, além de aprimorar os processos automatizados que, por vezes, são a primeira aproximação do consumidor com um produto ou marca.
“Se 2020 trouxe algo de bom com a pandemia, foi a aceleração do uso da tecnologia e a urgência de inovar para dar continuidade aos negócios. É preciso aproveitar esse avanço para fazer melhores estratégias de marketing e construir marcas mais fortes. Analisamos 2021 como um ano muito promissor “, conclui Juan Echavarria Coll, CEO da Rocket Lab.