4 fatos que mostram por que o comércio imersivo veio para ficar

93% dos entrevistados da Geração Z do Brasil estão interessados em usar realidade aumentada para fazer compras, revela relatório do Snapchat

A Realidade aumentada está revolucionando as compras online, transformando-as em uma experiência imersiva. A melhor parte? Você pode tentar você mesmo, usando a câmera do seu smartphone. Estudo recente do Snapchat revela que a geração Z está na vanguarda desse salto tecnológico, em busca de recomendações interativas e personalizadas. A tendência já foi adotada por marcas no Brasil como Magazine Luiza, Adidas, L’oreal, Estee Lauder, Renner, Calzedonia, e Jacob & Co.

O relatório do Snapchat “Geração Z em 2022: Cultura, comércio e conversas no Brasil”, mostra que existem alguns aspectos-chave do boom de compras de realidade aumentada.

  1. Uma tendência global para as novas gerações

As medidas de distanciamento social durante a pandemia aceleraram o crescimento do e-commerce, e a falta de acesso aos produtos nas lojas físicas levou as marcas a implementarem soluções tecnológicas, como experiências de provador virtual usando realidade aumentada. Hoje, o alcance é impressionante: mais de 100 milhões de pessoas no mundo atualmente fazem compras usando realidade aumentada, segundo dados da Deloitte. 

Na vanguarda estão os adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos – nativos digitais que nasceram e cresceram com a tecnologia à mão, conectados à internet. O estudo do Snapchat mostra que 93% está interessado em usar realidade aumentada para suas compras. 

Além disso, 80% dos entrevistados acreditam que realidade aumentada facilitará suas vidas. Isso sugere que há amplas oportunidades para o comércio de realidade aumentada crescer no Brasil nos próximos anos. A geração Z já está dando o salto para a idade adulta e se juntando à população economicamente ativa. Segundo o IBGE, 24% da população brasileira é formada por GenZs.

  1. Não apenas lentes, mas experiências interativas

Realidade aumentada permite que as marcas ofereçam experiências de compra online nunca antes vistas e essa tecnologia coloca o consumidor de volta no centro da experiência de compra. Qualquer pessoa com acesso a um smartphone pode interagir, experimentar e comprar produtos usando uma lente simples. O relatório do Snapchat revela que 90% dos Gen Z’ers estão interessados em usar lentes de realidade aumentada para experimentar maquiagem ou roupas de seus smartphones.

Um dos exemplos mais bem-sucedidos dos últimos tempos foi a Christian Dior lançar seus novos modelos de tênis B27 e permitir que Snapchatters os experimentassem a partir de suas câmeras de celular usando realidade aumentada. Essa lente gerou 2,3 milhões de visualizações orgânicas, impulsionando as vendas para o site da Dior.

  1. Criar uma conexão direta entre a marca e seu público.

Mas não se trata apenas de vendas; não há limite para o que realidade aumentada pode fazer. Desenvolvedores e marcas estão cada vez mais criativos para interagir com seus públicos de forma única, inspiradora e divertida. 

Para você ter uma ideia do alcance, o estudo do Snapchat relata que 72% da Geração Z interage com as marcas digitalmente mais agora do que antes da pandemia.

Para Max Rivera Global Commercial Expansion at Snap Inc., realidade aumentada tem o poder de melhorar o ambiente ao nosso redor e mudar a maneira como o experimentamos. “O que estamos vendo é que o que começou como uma forma divertida de se comunicar e compartilhar, se tornou uma das ferramentas mais inovadoras que as marcas têm hoje à sua disposição para se conectar com seus públicos. É um novo mercado para negócios e as empresas que experimentam isso estão na vanguarda”, explica. 

A capacidade de criar conexões é uma qualidade altamente valorizada pelos consumidores modernos. 65% dos adolescentes e jovens adultos dizem que usar lentes ou filtros de realidade aumentada permite que eles se sintam mais conectados às marcas.

  1. Uma personalizada experiência de compra

Uma das aplicações mais surpreendentes da realidade aumentada no comércio vem das marcas de maquiagem. Existe experiência de compra mais personalizada do que experimentar batom usando o celular no modo selfie? Esse uso de realidade aumentada já está sendo adotado por marcas como MAC, Kaja e Dior.

O relatório mais recente do Snapchat destaca um traço característico entre os jovens da Geração Z: eles não têm medo de mudanças e estão dispostos a experimentar, alterar suas tradições e modificar aspectos de sua aparência ou aparência. Para esse fim, eles são 2,6 vezes mais propensos a comprar de marcas que oferecem experiências de compra imersivas (por exemplo, usando AR). Além disso, eles são 1,4 vezes mais propensos do que os Millennials e a Geração X a usar AR em aplicativos sociais para ajudá-los a comprar.

Isso ocorre porque 65% dos entrevistados pelo Snapchat dizem que as experiências de realidade aumentada parecem mais pessoais. Em outras palavras: um “provador” virtual de um produto pode deixar os consumidores confiantes o suficiente para comprá-lo.

É fato que o comércio está mudando, pois a Geração Z busca experiências sociais e divertidas, mesmo na hora de fazer compras! 71% dos jovens dizem que são mais propensos a prestar atenção a um anúncio que incorpora realidade aumentada. Entre as principais marcas que aderiram a essa tendência em todo o mundo estão Nike, Gucci, Prada, Fendi, The North Face, Ralph Lauren e até McDonald’s. 

Um exemplo de alta interação foi a “pop-up store” da American Eagle, que digitalizou várias peças de seu catálogo, criando literalmente uma loja virtual que gerou 2 milhões de dólares em vendas. Os dados do Snapchat revelam o alcance real das marcas hoje: o uso de lentes de realidade aumentada em seu aplicativo continua aumentando, com mais de 6 bilhões de interações diárias e 200 milhões de Snapchatters em todo o mundo.