Desde que chegou ao mercado, o TikTok promoveu uma grande transformação nos conteúdos gerados por pessoas, marcas e influenciadores. Os vídeos de formato mais curto e com grande poder de compartilhamento viraram febre nas redes sociais e prometem continuar sendo uma importante ferramenta para a divulgação de conteúdo em 2022.
Estudos recentes apontam que o TikTok deve se tornar a maior plataforma de mídia social no ano que vem. E o próprio aplicativo anunciou, recentemente, a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente na plataforma ao redor do mundo, chegando próximo ao número de usuários do Instagram.
“Os profissionais de marketing que ainda se mostravam resistentes ao TikTok devem aproveitar a popularidade da plataforma e desse tipo de conteúdo para impulsionar a estratégia de comunicação para o próximo ano”, afirma Miguel Caeiro, head Latam da VidMob, plataforma líder mundial em Inteligência Criativa.
De acordo com os dados coletados e analisados pela VidMob, selecionamos três aprendizados para as marcas aplicarem e impulsionarem suas estratégias criativas de publicidade no TikTok. Confira:
Conteúdo antes da conexão
Em primeiro lugar, a experiência do usuário no TikTok difere do que a indústria de marketing viu no passado. O foco está no conteúdo, e não na conexão social. E isso também vale para anúncios.
Tudo se resume a uma frase simples que o TikTok continua transmitindo às marcas: não faça anúncios, faça TikToks. “Isso incentiva as empresas a revisarem sua estratégia criativa tradicional para garantir que o conteúdo tenha uma aparência orgânica na plataforma, os famosos anúncios nativos”, explica Caeiro.
Como uma plataforma de vídeo personalizada e baseada em conteúdo, a expectativa dos usuários é extremamente alta. “Os anunciantes precisam ter certeza de que as peças e conteúdos criativos que estão executando atendam a esses padrões”, completa o head Latam da Vidmob.
Confie nos criadores de conteúdo
Não estar no controle criativo completo é um desafio difícil para os profissionais de marketing. Porém, as marcas que são capazes de confiar nos criadores de conteúdo e que entendem os detalhes criativos da plataforma saem na frente das demais.
O equilíbrio entre ter total autonomia e leniência é um tema comum dentro das agências e de muita discussão nos grandes anunciantes. Este é um novo conceito no mercado e que ainda pode deixar as companhias desconfortáveis e preocupadas em garantir que o conteúdo e mensagem seja fiel à identidade da empresa.
Use dados para impulsionar os criativos das campanhas
O criativo das campanhas tem sido historicamente algo nebuloso para os profissionais de marketing. São diversos elementos visuais e de áudio que podem afetar o desempenho do anúncio, e que eram incomensuráveis até então.
Agora, com o uso de inteligência artificial e machine learning é possível identificar os elementos dos anúncios, quadro a quadro, e como os consumidores respondem aos conteúdos. “Conhecer esses dados e quais as tendências mais prováveis para um criativo ter um desempenho melhor é uma das melhores maneiras que os líderes de marketing podem combater a imprevisibilidade e alcançar o sucesso em 2022”, completa Caeiro.
A VidMob não apenas permite que os clientes vejam se seus anúncios estão funcionando, mas também o porquê de estarem ou não funcionando no TikTok. “Trabalhamos em conjunto com o marketing, empoderando os profissionais a otimizarem seus anúncios para campanhas mais relevantes e eficientes. Quando usamos a ciência de dados, estamos tirando o ‘achismo’ da frente”, conclui o head Latam da Vidmob.